Psicopatologia

« Voltar

Objetivos

1. Refletir sobre o conceito de doença mental existente nas diferentes épocas, integrando os diversos fatores históricos, sociais e de conhecimento cientifico que o foram influenciando e que levaram às atuais definições de psicopatologia e saúde mental.
2. Adquirir noções básicas de psicopatologia
3. Reconhecer os principais quadros psicopatológicos.
4. Conhecer os conceitos de prevenção primária, secundária e terciária, a sua importância no campo da saúde mental.
5. Refletir sobre o papel do técnico de Psicologia na área da psicopatologia.

Programa

Informação disponível em breve.

Métodos de ensino

A u.c. de Psicopatologia encontra-se estruturada em aulas teóricas e teórico/práticas, tendo a duração de um semestre letivo. Para a realização das aulas teóricas pressupõe-se a utilização conjunta de técnicas pedagógicas variadas, que privilegiem a discussão critica de casos clínicos alusivos a cada um dos quadros nosográficos apresentados. Durante as aulas teórico-práticas, proceder-se-á a análise critica de artigos científicos relativos à investigação mais recente na área da psicopatologia. Esta componente será ainda complementada pela apresentação de trabalhos de grupo, onde serão aprofundados os conhecimentos relativos a cada um dos quadros clínicos apresentados durante as aulas teóricas.

Bibliografia

1. Barreto Carvalho, C. M. O. (2009). Psicose Esquizofrénica. Crenças Paranóides: exploração da sua Etiologia na população normal e em doentes com esquizofrenia. Dissertação de Doutoramento. Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação

2. Abreu, J. (2002). Introdução à Psicopatologia compreensiva (3ª Ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

3. Barrowclough, C. e Terrier, N. (2001). Developments in understanding and management of schizophrenia. In Families of Schizophrenic Patients (pp. 3-16). Chetenham: Nelson Thomas Ltd.

4. Beck, A. e Emery, G. (1985). Turning anxiety on it’s head: an overview. In Anxiety disorders and phobias (pp. 3-18). New York: Basic Books

5. Fonseca, A. (1997). Psiquiatria e Psicopatologia. (2ªed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

6. Ruiloba, J. V. (2002). Introducción a la psicopatologia y la psiquiatría. (5ª ed.). Barcelona: Masson.

7. Scharfetter, C. (1999). Introdução à psicopatologia geral. Lisboa: CLIMEPS- editores.

Código

0105698

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 60%
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 40%