1. Refletir sobre o conceito de doença mental existente nas diferentes épocas, integrando os diversos fatores históricos, sociais e de conhecimento cientifico que o foram influenciando e que levaram às atuais definições de psicopatologia e saúde mental.
2. Adquirir noções básicas de psicopatologia
3. Reconhecer os principais quadros psicopatológicos.
4. Conhecer os conceitos de prevenção primária, secundária e terciária, a sua importância no campo da saúde mental.
5. Refletir sobre o papel do técnico de Psicologia na área da psicopatologia.
Os conteúdos programáticos da UC compreendem 3 unidades temáticas: 1ª Unidade: Conceitos de Psicopatologia e Doença Mental.
1.1. Conceito de psicopatologia
1.2. Conceito de doença mental
1.3. Evolução histórica do conceito de Doença
Mental.
1.3.1. Das culturas primitivas à cultura Greco-Romana.
1.3.2.
Idade Média e Renascimento.
1.3.3. Da Era Racionalista às Escolas Psiquiátricas do Século XIX e XX. 2ª Unidade: Quadros Psicopatológicos.
2.1. Identificação e Avaliação dos Distúrbios Psicopatológicos na Infância e adolescência:
2.1.2. Perturbações Disruptivas do Comportamento? Hiperactividade e Pert. de Oposição/Desafio e de conduta
2.1.3. Pert. de Ansiedade-Ansiedade de Separação, Fobia Escolar e Mutismo Seletivo
2.1.4. Depressão na Infância
2.2. Identificação e Avaliação dos Distúrbios Psicopatológicos no Adulto:
2.3. Distúrbios Ansiosos.2.4.Distúrbios Afectivos.
2.5.A Esquizofrenia.
2.6.As Perts.Alimentares.
2.7O Síndroma de Dependência Alcoólica.
2.8.As Perts.da Personalidade.3ª Unidade: Prevenção e Saúde Mental.
3.1.Tipos de prevenção:
3.1.1. Prevenção primária
3.1.2. Prevenção secundária
3.1.3. Prevenção terciária
3.2.O Papel do Técnico de Saúde Mental na prevenção.
A u.c. de Psicopatologia encontra-se estruturada em aulas teóricas e teórico/práticas, tendo a duração de um semestre letivo. Para a realização das aulas teóricas pressupõe-se a utilização conjunta de técnicas pedagógicas variadas, que privilegiem a discussão critica de casos clínicos alusivos a cada um dos quadros nosográficos apresentados. Durante as aulas teórico-práticas, proceder-se-á a análise critica de artigos científicos relativos à investigação mais recente na área da psicopatologia. Esta componente será ainda complementada pela apresentação de trabalhos de grupo, onde serão aprofundados os conhecimentos relativos a cada um dos quadros clínicos apresentados durante as aulas teóricas.
1. Barreto Carvalho, C. M. O. (2009). Psicose Esquizofrénica. Crenças Paranóides: exploração da sua Etiologia na população normal e em doentes com esquizofrenia. Dissertação de Doutoramento. Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação
2. Abreu, J. (2002). Introdução à Psicopatologia compreensiva (3ª Ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
3. Barrowclough, C. e Terrier, N. (2001). Developments in understanding and management of schizophrenia. In Families of Schizophrenic Patients (pp. 3-16). Chetenham: Nelson Thomas Ltd.
4. Beck, A. e Emery, G. (1985). Turning anxiety on it’s head: an overview. In Anxiety disorders and phobias (pp. 3-18). New York: Basic Books
5. Fonseca, A. (1997). Psiquiatria e Psicopatologia. (2ªed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
6. Ruiloba, J. V. (2002). Introducción a la psicopatologia y la psiquiatría. (5ª ed.). Barcelona: Masson.
7. Scharfetter, C. (1999). Introdução à psicopatologia geral. Lisboa: CLIMEPS- editores.
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