Métodos em Geografia

« Voltar

Objetivos

1. Compreender os conceitos de análise geográfica;

2. Conhecer as especificidades dos referenciais metodológicos da Geografia;

3. Identificar as fontes de informação, as técnicas de recolha e de tratamento de dados geográficos;

4. Adquirir conhecimentos sobre recursos e estratégias de aprendizagem em Geografia;

5. Promover experiências educativas sobre os métodos de pesquisa, compilação e análise de informação geográfica.

Programa

1. Enquadramento teórico

2. Métodos de pesquisa em geografia

3. Tipologias de dados geográficos

4. Fontes de informação em geografia

5. Procedimentos de recolha de dados geográficos

6. Métodos de tratamento de informação geográfica

7. Métodos de representação e análise de dados geográficos

8. Utilização de recursos tecnológicos

9. Desenvolvimento de exercícios práticos

Métodos de ensino

A metodologia de ensino assenta na realização de aulas dinâmicas em que os alunos têm um papel ativo no seu processo de aprendizagem. Nas sessões teóricas são adotados os métodos expositivos, com apoio de textos e de materiais audiovisuais. Nas aulas práticas são valorizadas as metodologias que conduzem à pesquisa experimental: descoberta guiada, através da promoção de debates de ideias sobre temas da atualidade, recorrendo a jornais, rádio, televisão e outros meios de comunicação social; realização e apresentações de trabalhos práticos (individuais/grupo) que envolvam a pesquisa bibliográfica, internet, estatísticas, etc.; observação e interpretação de fatos ou fenómenos geográficos com recurso a mapas, gráficos e imagens ou à observação da realidade (trabalhos de campo).

Bibliografia

Basil Gomez & John Paul Jones, 2010. Research Methods in Geography: a critical introduction. John Wiley & Sons.

Vesentini, J. William, 2004. O Ensino de Geografia no século XXI. Papirus Editora.

Gill Valentine, Shaun French & Nicholas Clifford, 2010. Key Methods in Geography. SAGE.

S. A. Salim Basha, 2004. Methods of teaching Geography. Discovery Publishing House.

S.M. Zaidi, 2005. Modern Teaching of Geography. Anmol Publications Pvt. Limited.

Cavalcanti, Lana De Souza, 2006. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Papirus Editora.

Lacoste, Yves, 1985. A Pesquisa e o Trabalho de Campo: um problema político para os pesquisadores, estudantes e cidadãos. AGB – São Paulo.

Código

0105539

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas