Enfermagem Comunitária

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Objetivos

Enfermagem Comunitária (EC)

Analisar o conceito de saúde e saúde comunitária;

Relacionar os sistemas e serviços de saúde com a prestação de cuidados de saúde;

Relacionar a importância de EC com a saúde das comunidades;

Descrever as funções e atividades do enfermeiro em EC;

Identificar práticas de cuidados de estilos de vida saudáveis e higiene, na saúde do indivíduo;

Identificar fatores ambientais e habitacionais que interferem na saúde;

Explicar o significado de família como sistema no contexto de saúde familiar;

Identificar modelos de intervenção a nível familiar e comunitário;

Justificar estratégias de intervenção em saúde comunitária.

Educação para a Saúde (EPS)

Analisar o conceito de EPS e promoção de saúde;

Analisar o conceito de prevenção da doença;

Relacionar o conceito de saúde e espiritualidade;

Identificar estratégias de mudança de comportamentos em relação a estilos de vida saudáveis;

Justificar a importância da comunicação em educação para a saúde.

Programa

BLOCO I

ENFERMAGEM COMUNITÁRIA (EC)

Cuidados de saúde (Saúde e saúde comunitária; sistemas de saúde; vigilância, equipas de saúde);

Inter-relacionar conceitos;

CUIDAR EM EC (Conceitos, princípios básicos; funções e competências);

SAÚDE INDIVIDUAL (Higiene pessoal, estilos de vida saudáveis); AMBIENTAL (Saneamento básico e habitação);

FAMILIAR NUMA PERSPECTIVA SISTÉMICA;

AVALIAÇÃO FAMILIAR (Família e individuo no sistema familiar de risco, visitação domiciliária);

ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO (problemas e necessidades de saúde; critérios de estabelecimento de prioridades em saúde; diagnóstico de saúde da comunidade; grupos da comunidade, salientando-se os grupos de risco).

BLOCO II

EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE (EPS)

Significado das palavras; Intervenção do enfermeiro; Comunicação em EPS.

CIDADANIA

Cidadão; Cidadania em EPS;

GLOBALIZAÇÃO

EPS e Globalização; Consequências.

EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE E ESPIRITUALIDADE

Pessoa–Ser espiritual;

Práticas orientadoras de reflexão e meditação.

Métodos de ensino

As estratégias a utilizar na unidade curricular terão em conta os diversos conteúdos já abordados, privilegiando-se as abordagens centradas no trabalho pessoal e grupal dos estudantes.

Como forma de exemplificar a parte teórica sobre a temática de Visitação Domiciliária, utilizar-se-ão as simulações.

Assim, além do método expositivo, inclui-se trabalhos de grupo em que os estudantes terão oportunidade de refletir sobre as áreas temáticas constantes do trabalho, sendo portanto, um contributo para a formação do estudante.

Bibliografia

EGGER, G. & Outros (1999) - Health, promotion, strategies & methods, Sidney, McGraw-Hill, Austrália;

LOPES, M. J. (2001) – Concepções de Enfermagem e Desenvolvimento Sócio-Moral – Alguns dados e implicações, Lisboa, Associação Portuguesa de Enfermeiros, 2ª Edição;

OLIVEIRA, Clara Costa (2004) - Auto-organização, educação e saúde, Coimbra, 80p.;

PENDER, N. J. (1996) – Health Promotion in Nursing practice, Stanford, Appleton & Lauge.

PRECIOSO, José (1999) - Educação para a Saúde, Braga: Universidade do Minho, 516p.;

RODRIGUES, Manuel e outros (2005) - Educação para a Saúde: Formação Pedagógica de Educadores de Saúde, Coimbra, Formasau, 155p.

SANMARTIN, Hernán; PASTOR, Vicente (1984) - Salud Comunitária - Teoria y Prática, Madrid, Diaz de Santos, 355p.;

SANMARTIN, Saleras (1985) - Educación sanitária: princípios, métodos y aplicaciones, Madrid,268p.;

Código

0105888

ECTS

6

Aulas

  • Práticas e Laboratórios - 10 horas
  • Teóricas - 42 horas
  • Teórico-Práticas - 20 horas