Métodos de Investigação/Saúde das Populações I

« Voltar

Objetivos

Bloco básico da Biomatemática/Bioestatística/Métodos Quantitativos Aplicados à Medicina Baseada na Evidência . Este é um Módulo Curricular inicial Integrador de Métodos Quantitativos em Medicina Baseada na Evidência que dê importância aos modelos explicativos e à análise de causalidade. Este bloco obrigatório antecede e funciona como pré-requisito para os semestres seguintes (opcionais ou obrigatórios) de Métodos Quantitativos em Investigação Fundamental, Pré-clínica e de Translação.
No primeiro bloco o aluno adquire os conhecimentos que o levam a compreender e dominar o papel da estatística em usar informação de uma ou mais amostra para realizar inferências sobre a população (ões) da qual a amostra foi (foram) extraída (s). Inclui a compreensão de métodos uni e posteriormente multivariados.
No final, pretende-se que o aluno tenha conhecimento sobre Medicina Baseada na Evidência, os conceitos básicos da Estatística aplicada à Medicina, com ênfase na inferência e decisão.

Programa

Deverão ser dominados de forma consolidada os processos de inferência estatística, em particular as metodologias de testes de hipóteses, a definição de valores críticos na base dos valores de p na rejeição da hipótese nula e como os modelos baseados na análise de variância e na regressão estendem este processo para comparações envolvendo mais grupos

Estatística descritiva

Amostragem e recolha de dados.

Amostra e população
Inferência estatística
Probabilidade, risco e odds
Uso informado da estimativa do intervalo de confiança
Estimativa da diferença entre parâmetros de duas populações diferentes
Estimação da razão entre parâmetros de populações
Testes de hipóteses da diferença entre dois parâmetros de populações
Testes de hipótese da razão entre dois parâmetros de populações
Testes de hipótese sobre a igualdade de proporções de populações: o teste de chi-quadrado
Medindo a associação entre duas variáveis
Medindo concordância
Regressão linear
Análise de variância

Métodos de ensino

Uma aula teórica incluirá (1) uma parte de revisão concisa do material a ser coberto e da ligação (quando aplicável) ao conteúdo da aula anterior. Esta breve introdução é seguida por uma discussão teórica e conceptual do tópico em questão.
A fase seguinte é claramente orientada para aprendizagem orientada por problemas e por exemplos práticos
(2). Serão discutidos nas aulas teóricas métodos de implementação orientados para a resolução de problemas na área biomédica. Esta fase articula-se com os conteúdos das aulas práticas mas é independente do ponto de vista de apresentação de casos.
Avaliação:
Exame:50%
Frequência:
Mini Testes:25%
Projeto:
Relatório de seminário ou visita de estudo:
Resolução de Problemas:25%
Trabalho de investigação:
Trabalho de síntese:
Trabalho laboratorial ou de campo:
Outra:

Bibliografia

• Bernard Rosner Fundamentals of Biostatistics 2006 Thomson Brooks/Cole 868 p ISBN:0534418201
• Daly & Bourke Interpretação e aplicações da estatística em Medicina Ed. Instituto Piaget, 2000
• Massad, Menezes, Silveira & Ortega Métodos Quantitativos em Medicina ed. Manole, 2004.
• Betty Kirkwood and Jonathan Sterne Essential Medical Statistics Publisher: Wiley-Blackwell; 2nd Edition edition (8 May 2003)
• David Machin, Michael J. Campbell The Design of Studies for Medical Research ISBN: 978-0-470-84495-3, 286
pages February 2005, ©2005
• Artigos de biomedicina - Versões pdf disponibilizadas pelo corpo docente

Código

0105885

ECTS

3

Aulas

  • Teóricas - 16 horas
  • Teórico-Práticas - 16 horas

Método de Avaliação

  • Exame: 50%
  • Mini Testes: 25%
  • Resolução de problemas: 25%