Psicologia Educacional

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Objetivos

1. Apreender o conceito de Psicologia Educacional e o seu âmbito disciplinar;

2. Compreender quadros conceptuais, com ênfase para os domínios da aprendizagem, da motivação, da orientação escolar e profissional, e da comunicação e relações interpessoais;

3. Produzir uma reflexão fundamentada sobre a mobilização de processos psicológicos em contextos educativos, com vista ao desenvolvimento de competências, atitudes e práticas que facilitem a intervenção nesses contextos;

4. Fortalecer a perspetiva de que existe uma base científica de conhecimentos que deve orientar a ação educativa;

5. Estar sensível à elaboração de atitudes de observação, pesquisa, análise, reflexão e intervenção na realidade educativa, sob a ótica da psicologia.

Programa

 

I. Introdução e Fundamentos

  1. A emergência de uma psicologia debruçada sobre problemas educativos.
  2. Principais temas de investigação na Psicologia Educacional.

II. Eixo Central do processo educativo: A Aprendizagem

  1. O conceito de Aprendizagem.
  2. Fatores intrapessoais do processo de aprendizagem.
  3. Fatores situacionais do processo de aprendizagem.

III. Intervenientes no processo Educativo

  1. O educando: fatores e processos de desenvolvimento.
  2. A família: caracterização de estilos educativos e respectivas implicações.
  3. O professor e o comportamento docente: variáveis intelectuais, sociocognitivas e organizacionais.
  4. O psicólogo educacional e escolar: competências científicas, técnicas e interpessoais.

IV. Educação Inclusiva

  1.  Clarificação do conceito.
  2. Enquadramento histórico.
  3. Opções metodológicas.
  4. O papel do psicólogo da educação.

V. Comunicação e Gestão de Comportamentos

  1. A importância da comunicação na relação educativa.
  2. Indisciplina, disrupção e bullying.

VI. Processo Educativo e Intervenção Vocacional

  1. Abordagens desenvolvimentistas.
  2. Intervenção vocacional e construção de projetos de vida.

Métodos de ensino

 

Para alcançar os objetivos propostos na UC serão utilizados métodos diversificados, ora mais centrados no professor e na exposição dialogada, ora mais centrados no estudante, através da realização de actividades de pesquisa (realizada na sala de aula ou fora dela), da discussão e do trabalho interpares. Pretende-se, através da aplicação destes procedimentos, fomentar a investigação independente, o conhecimento e um clima de cooperação interpares.

 

Bibliografia

 

Armstrong, F. & Rodrigues, D., (2014). A Inclusão nas Escolas. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Caldeira, S. N. & Veiga, F. H. (2011). Intervir em situações de indisciplina, violência e conflito. Lisboa: Fim de Século.

Santrock, J. W. (2017). Educational Psychology: NY: McGraw Hill.

Sprinthall, N. A. & Sprinthall, R. C. (1993). Psicologia Educacional. Lisboa: McGraw-Hill.

Veiga, F. H. (Coord) (2013). Psicologia da Educação. Teoria, Investigação e Aplicação. Lisboa: Climepsi.

Veiga, F.H. (Coord) (2019). Psicologia da Educação. Temas de Aprofundamento Científico para a Educação XXI. Lisboa: Climepsi.

 

 

Em cada unidade programática será explicitada a bibliografia de consulta obrigatória. Poderão, ainda, ser recomendados artigos de leitura relevante.

Código

0105062

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas