1. Apreender o conceito de Psicologia Educacional e o seu âmbito disciplinar;
2. Compreender quadros conceptuais, com ênfase para os domínios da aprendizagem, da motivação, da orientação escolar e profissional, e da comunicação e relações interpessoais;
3. Produzir uma reflexão fundamentada sobre a mobilização de processos psicológicos em contextos educativos, com vista ao desenvolvimento de competências, atitudes e práticas que facilitem a intervenção nesses contextos;
4. Fortalecer a perspetiva de que existe uma base científica de conhecimentos que deve orientar a ação educativa;
5. Estar sensível à elaboração de atitudes de observação, pesquisa, análise, reflexão e intervenção na realidade educativa, sob a ótica da psicologia.
I. Introdução e Fundamentos
II. Eixo Central do processo educativo: A Aprendizagem
III. Intervenientes no processo Educativo
IV. Educação Inclusiva
V. Comunicação e Gestão de Comportamentos
VI. Processo Educativo e Intervenção Vocacional
Para alcançar os objetivos propostos na UC serão utilizados métodos diversificados, ora mais centrados no professor e na exposição dialogada, ora mais centrados no estudante, através da realização de actividades de pesquisa (realizada na sala de aula ou fora dela), da discussão e do trabalho interpares. Pretende-se, através da aplicação destes procedimentos, fomentar a investigação independente, o conhecimento e um clima de cooperação interpares.
Armstrong, F. & Rodrigues, D., (2014). A Inclusão nas Escolas. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Caldeira, S. N. & Veiga, F. H. (2011). Intervir em situações de indisciplina, violência e conflito. Lisboa: Fim de Século.
Santrock, J. W. (2017). Educational Psychology: NY: McGraw Hill.
Sprinthall, N. A. & Sprinthall, R. C. (1993). Psicologia Educacional. Lisboa: McGraw-Hill.
Veiga, F. H. (Coord) (2013). Psicologia da Educação. Teoria, Investigação e Aplicação. Lisboa: Climepsi.
Veiga, F.H. (Coord) (2019). Psicologia da Educação. Temas de Aprofundamento Científico para a Educação XXI. Lisboa: Climepsi.
Em cada unidade programática será explicitada a bibliografia de consulta obrigatória. Poderão, ainda, ser recomendados artigos de leitura relevante.
0105062
6