Modelos de Intervenção Psicológica Individual

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Objetivos

1. Adquirir conhecimentos acerca dos fundamentos conceptuais e históricos da intervenção psicológica.

2. Conhecer os contributos dos principais modelos de intervenção psicológica.

3. Adquirir conhecimentos acerca dos pressupostos básicos da intervenção psicológica.

4. Conhecer as dimensões sócio- profissionais da intervenção psicológica

5. Refletir sobre questões éticas e valores culturais implicados na prática da intervenção psicológica.

Programa

Os conteúdos programáticos da disciplina de Métodos de Intervenção Psicológica Individual compreendem 4 unidades temáticas, que se apresentam divididas entre os conteúdos das aulas teóricas e práticas.

Conteúdos Programáticos das aulas teóricas:

1ª U. t.: Introdução à intervenção psicológica.

1.1.Definição e delimitação de conceitos.

2ª U. t.: Teorias e Modelos de intervenção psicológica.

2.1. Os primeiros Métodos de Intervenção.

2.2. O Modelo Dinâmico e a catarse.

2.3. O Modelo Humanista e o Método Não- Directivo.

2.4. O Modelo Comportamental.

2.5. O Modelo Cognitivo.

3ª U. t.: Questões éticas da intervenção psicológica.

3.1. O Psicólogo e a prática da intervenção Psicológica: Limites na intervenção.

Conteúdos Programáticos das aulas práticas:

4ª U. t.: Campos de aplicação sócio - profissional.

4.1. Serviços de Saúde.

4.2. Escolas.

4.3. Famílias.

4.4. Desenvolvimento laboral/ carreira.

4.5. Contexto Forense.

4.6. Grupos de crianças e adolescentes.

4.7. etc.

Métodos de ensino

Esta unidade está estruturada em aulas teóricas e teórico/práticas. Nas aulas teóricas utilizam-se técnicas essencialmente expositivas e interrogativas. As aulas teórico-práticas são essencialmente destinadas preparação e apresentação de trabalhos de grupo temáticos, a realizar pelos alunos em grupos de 2/3 pessoas. A apresentação oral destes trabalhos temáticos deve ter a duração de meia hora e será seguida de um debate sobre o tema previamente apresentado, com uma duração de cerca de 15 minutos. A apresentação escrita dos seminários temáticos não deve exceder as 10 pg. (excluindo a folha de rosto e a bibliografia).

Bibliografia

Beck, A. T. (1976). Cognitive therapy and the emotional disorders. New York: International Universities Press.

Eizirik, C., (1989). Psicoterapia de Orientação Analítica. Porto Alegre: Artes Médicas.

Gonçalves, O., (1990). Terapia Comportamental. Porto: Edições Jornal de Psicologia.

Gonçalves, O. (1993). Terapias Cognitivas: teorias e práticas . Porto: Edições Afrontamento

Gonçalves, O. (1999). Introdução ás psicoterapias comportamentais. Coimbra: Quarteto Editora.

Rogers, C., (1961). As características das relações de ajuda Psicológica. In Rogers, C., (1961). Tornar-se Pessoa (pp. 43-71). Porto Alegre: Artes Médicas.

Safran, J. D. & Segal, Z. V. (1994). El Proceso Interpersonal en la Terapia Cognitiva (1ª Ed.). Barcelona: Ediciones Paidós.

Scheeffer, R. (1983). Teorias do Aconselhamento (1ª Ed.). S. Paulo: Atlas.

Scheeffer, R. (1989). Aconselhamento Psicológico (7ª Ed.). S. Paulo: Atlas.

Código

0105061

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Apresentação do trabalho de grupo: 25%
  • Componente escrita do trabalho de grupo: 25%
  • Frequência: 50%