1. Adquirir conhecimentos acerca dos fundamentos conceptuais e históricos da intervenção psicológica.
2. Conhecer os contributos dos principais modelos de intervenção psicológica.
3. Adquirir conhecimentos acerca dos pressupostos básicos da intervenção psicológica.
4. Conhecer as dimensões sócio- profissionais da intervenção psicológica
5. Refletir sobre questões éticas e valores culturais implicados na prática da intervenção psicológica.
Os conteúdos programáticos da disciplina de Métodos de Intervenção Psicológica Individual compreendem 4 unidades temáticas, que se apresentam divididas entre os conteúdos das aulas teóricas e práticas.
Conteúdos Programáticos das aulas teóricas:
1ª U. t.: Introdução à intervenção psicológica.
1.1.Definição e delimitação de conceitos.
2ª U. t.: Teorias e Modelos de intervenção psicológica.
2.1. Os primeiros Métodos de Intervenção.
2.2. O Modelo Dinâmico e a catarse.
2.3. O Modelo Humanista e o Método Não- Directivo.
2.4. O Modelo Comportamental.
2.5. O Modelo Cognitivo.
3ª U. t.: Questões éticas da intervenção psicológica.
3.1. O Psicólogo e a prática da intervenção Psicológica: Limites na intervenção.
Conteúdos Programáticos das aulas práticas:
4ª U. t.: Campos de aplicação sócio - profissional.
4.1. Serviços de Saúde.
4.2. Escolas.
4.3. Famílias.
4.4. Desenvolvimento laboral/ carreira.
4.5. Contexto Forense.
4.6. Grupos de crianças e adolescentes.
4.7. etc.
Esta unidade está estruturada em aulas teóricas e teórico/práticas. Nas aulas teóricas utilizam-se técnicas essencialmente expositivas e interrogativas. As aulas teórico-práticas são essencialmente destinadas preparação e apresentação de trabalhos de grupo temáticos, a realizar pelos alunos em grupos de 2/3 pessoas. A apresentação oral destes trabalhos temáticos deve ter a duração de meia hora e será seguida de um debate sobre o tema previamente apresentado, com uma duração de cerca de 15 minutos. A apresentação escrita dos seminários temáticos não deve exceder as 10 pg. (excluindo a folha de rosto e a bibliografia).
Beck, A. T. (1976). Cognitive therapy and the emotional disorders. New York: International Universities Press.
Eizirik, C., (1989). Psicoterapia de Orientação Analítica. Porto Alegre: Artes Médicas.
Gonçalves, O., (1990). Terapia Comportamental. Porto: Edições Jornal de Psicologia.
Gonçalves, O. (1993). Terapias Cognitivas: teorias e práticas . Porto: Edições Afrontamento
Gonçalves, O. (1999). Introdução ás psicoterapias comportamentais. Coimbra: Quarteto Editora.
Rogers, C., (1961). As características das relações de ajuda Psicológica. In Rogers, C., (1961). Tornar-se Pessoa (pp. 43-71). Porto Alegre: Artes Médicas.
Safran, J. D. & Segal, Z. V. (1994). El Proceso Interpersonal en la Terapia Cognitiva (1ª Ed.). Barcelona: Ediciones Paidós.
Scheeffer, R. (1983). Teorias do Aconselhamento (1ª Ed.). S. Paulo: Atlas.
Scheeffer, R. (1989). Aconselhamento Psicológico (7ª Ed.). S. Paulo: Atlas.
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