Modelos de Intervenção Psicológica Individual

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Objetivos

1. Conhecer os fundamentos históricos, conceptuais e empíricos da intervenção psicológica;

2. Dominar os pressupostos básicos da intervenção psicológica;

3. Conhecer os contributos dos principais modelos de intervenção psicológica individual;

4. Conhecer os principais contextos de aplicação da intervenção psicológica individual;

5. Refletir sobre questões éticas e valores culturais implicados na prática da intervenção psicológica.

Programa

Componente teórica:
1. Introdução à intervenção psicológica.
1.1. História e definição do conceito de intervenção psicológica;
1.2. Bases teóricas e empíricas da intervenção psicológica individual.

2. Teorias e Modelos de intervenção psicológica.
2.1. Os primeiros Métodos de Intervenção;
2.2. Modelos psicodinâmicos;

2.3. Modelos humanistas;
2.4. Modelos comportamentais;
2.5. Modelos cognitivos e cognitivo-comportamentais;
2.6. Modelos narrativos;

3. Questões éticas na prática da intervenção psicológica individual.

Componente teórico-prática:
1. Contextos de aplicação dos modelos de intervenção psicológica individual.
1.1. Serviços de saúde;
1.2. Contexto escolar;
1.3. Contexto forense/da justiça;
1.4. Contexto organizacional.

2. Estratégias de intervenção psicológica suportadas nos diferentes modelos teóricos.
2.1. Estratégias psicodinâmicas;
2.2. Estratégias humanistas;
2.3. Estratégias comportamentais;
2.4. Estratégias cognitivas;
2.5. Estratégias narrativas.

Métodos de ensino

A UC encontra-se organizada em aulas teóricas e teórico/práticas. Nas aulas teóricas (30hT) privilegiam-se estratégias de ensino expositivas, leitura e reflexão de textos pelos estudantes. As aulas teórico-práticas (30hTP) contemplam um primeiro módulo, assente em estratégias expositivas e interrogativas e um segundo módulo dedicado à dinamização de aulas pelos grupos de estudantes, seguido de reflexão em grande grupo.

Bibliografia

Beck, A. T. (1976). Cognitive therapy and the emotional disorders. New York: International Universities Press.
Gonçalves, M. M. (2003). Psicoterapia, uma arte retórica: Contributos das terapias narrativas. Quarteto
Gonçalves, O. (1993). Terapias Cognitivas: teorias e práticas. Edições Afrontamento
Gonçalves, O. (1999). Introdução às psicoterapias comportamentais. Quarteto Editora.
Hunsley, J., & Lee, C. M. (2006). Introduction to clinical psychology. Wiley.

Leal, I. (2018). Psicoterapias. Pactor.
Rogers, C., (1961). As características das relações de ajuda Psicológica. In C. Rogers, Tornar-se Pessoa (pp. 43-71). Artes Médicas.

Código

0105061

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Apresentação em grupo: 50%
  • Frequência: 50%