Filosofia para Crianças: Atualidade e Prospetiva

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Objetivos

1. Conhecer o que é a Filosofia para Crianças, enquanto área disciplinar da Filosofia e enquanto prática de desenvolvimento do exercício do filosófico do pensar.

2. Analisar as diferentes abordagens à Filosofia para Crianças, seja em termos de fundamentos teóricos, seja das suas aplicações práticas.

3. Relacionar as propostas dos diferentes autores estudados.

4. Compreender o exercício filosófico com as crianças enquanto prática de pensamento.

5. Compreender a importância da prática filosófica no desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e afetivas, bem como construção da identidade pessoal de cidadãos esclarecidos e críticos.

Programa

1. Desenvolvimentos e adaptações do modelo de Lipman e Sharp

1.1. Michel Sasseville: a observação da comunidade de investigação

1.2. Oscar Brenifier: a prática do diálogo filosófico

1.3. Eugenio Echeverría e Walter O. Kohan: Filosofia para Crianças, democracia e direitos humanos

1.4. Angélica Sátiro e Irene de Puig: o projeto educativo NORIA enquanto aprender a pensar criativamente e a atuar eticamente

2. Reconhecimento internacional e redes de investigação da Filosofia para Crianças

2.1. UNESCO: a Filosofia como escola de liberdade

2.2. SOPHIA: European Foundation for the Advancement of Doing Philosophy with Children

2.3. SAPERE: Society for the Advancement of Philosophical Enquiry and Reflexion in Education

Métodos de ensino

Aulas teóricas com exposição e explicação dos conceitos fundamentais a serem trabalhados e aulas práticas, interativas, baseadas nos métodos hermenêutico, fenomenológico e argumentativo.

Bibliografia

BRENIFIER, O., El Diálogo en Clase, Santa Cruz de Tenerife, Ed. Idea, 2005;

CASTRO, G.; MIÚDO, B.; CARVALHO, M., CRIA: um projecto de Filosofia para Crianças, Universidade dos Açores, P. Delgada, 2010.

ECHEVERRÍA, E., Filosofia para niños, SM de Editiones, Mexico, 2004.

HANNAM, P.; ECHEVERRIA, E., Philosophy with teenagers. Nurturing a moral imagination for the 21st century, Continuum, London, 2009.

HAYNES, J., Children as Philosophers: Learning Through Enquiry and Dialogue in the Primary Classroom, London, Routledge, 2008.

KOHAN, W. O., Philosophy and Childhood. Critical Perspectives and Affirmative Practices, Palgrave Macmillan, New York, 2014.

LIPMAN, M., A Filosofia Vai à Escola, São Paulo, Summus Ed., 1988.

SASSEVILLE, M.; GAGNON, M., Penser Ensemble à l’École, Québec, Les Presses de l’Université de Laval, 2007.

UNESCO, La filosofia: una escuela de la libertad, UNESCO, Paris, 2006.

WORLEY, P., The if machine. Philosophical Enquiry in the Classroom, Bloomsbury, London, 2011.

Código

0201484

ECTS

7.5

Aulas

  • Orientação Tutorial - 15 horas
  • Teóricas - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 15 horas

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação: 10%
  • Trabalho Individual (1.ª versão) : 45%
  • Trabalho Individual (2.ª versão) : 45%