Enfermagem Baseada na Evidência

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Objetivos

1) Descrever os conceitos básicos da PBE e as etapas necessárias ao seu desenvolvimento;

2) Elaborar uma questão clínica focalizada e pesquisável a partir de um problema emergente da prática;

3) Definir uma estratégia para realizar uma revisão de literatura eficaz, utilizando fontes primárias e/ou secundárias;

4) Avaliar criticamente a investigação de enfermagem e de outras disciplinas do conhecimento;

5) Sintetizar os resultados relevantes em função da sua aplicabilidade ao contexto da prática clínica.

Competências a desenvolver:

Estes conhecimentos e capacidades visão o desenvolvimento de competências gerais esperadas para o Licenciado em Enfermagem pela Universidade dos Açores:

CGInst – 1, 6, 9 & 10

GGSis – 21

CEnfCG – B1 (20,21,23,24,25); C1 (86)

Programa

Informação disponível em breve.

Métodos de ensino

Para além das horas de caráter teórico que permitem enquadrar e explorar os conceitos fundamentais que se relacionam com o desenvolvimento e promoção de uma prática de enfermagem baseada na evidência, privilegiar-se-ão abordagens teórico-práticas e práticas com recurso a metodologias participativas e ativas em que os estudantes possam: i) identificar problemas emergentes da cliníca; ii) experimentar a formulação de questões clínicas pesquisáveis; iii) definir estratégias de pesquisa em bases de dados relevantes para a profissão e disciplina de enfermagem; iv) discutir a qualidade e aplicabilidade dos resultados que forem capazes de sintetizar.

Bibliografia

Bettany-Saltikov, J. (2012). How to do a systematic literature review in nursing: a step-by-step guide.Berkshire: McGraw Hill.
Dang, D., & Dearholtht, S., (Ed.) (2018). Johns Hopkins Nursing Evidence-Based practice: Model and guidelines. Indianopolis: Sigma, Theta, Tau International.
Godshall, M., (2016). Fast facts for evidence-based practice in nursing. Implementing EBP in a nutshell. New York: Springer Publising Company.
Melnyk, B., & Fineout-Overholt, Ellen f. (2016). Evidence-based practice in nursing & healthcare: a guide to best practice. Philadelphia: Wolters Kluwer/Lippincott Williams & Wilkins.
Pearson, A., Wiechula, R., Court, A. &, Lockwood, C. [et al.] (2010). O modelo de cuidados de saúde baseados na evidência do Instituto Joanna Briggs. Revista Referência, IIª série, 12, 123-133.
Soares, H., [et al] (2013). Projeto Evidência: Investigação e formação sobre acesso a bases de dados de informação científica nos Açores. Rev Esc Enferm USP, 47(2), pp. 486-93.

Código

0105941

ECTS

6

Aulas

  • Práticas e Laboratórios - 16 horas
  • Teóricas - 10 horas
  • Teórico-Práticas - 38 horas