Arquitetura de Computadores

« Voltar

Objetivos

Compreender o funcionamento do computador e conhecer as funções dos seus componentes principais; adicionar ou substituir componentes ao computador; resolver problemas de hardware.

Programa

1. Arquitetura e organização de um computador

1.1.  Componentes principais: modelo de von Neumann

1.2.  História e evolução

2. Unidade processamento principal (CPU)

2.1.  Registos e unidades funcionais

2.2.  Execução das instruções

3. Unidade de controlo

3.1.  Descodificação e sequenciação das instruções

4. Memórias

4.1.  Interna: cache e RAM

4.2.  Externa: discos magnéticos e óticos

5. Buses

5.1.  Tipos

5.2.  Estrutura

6. Entradas e saídas

6.1.  Módulos e técnicas

6.2.  Interfaces externos

7. Deteção e resolução de problemas de hardware

Métodos de ensino

Informação disponível em breve.

Bibliografia

Bibliografia

Delgado, J. e Ribeiro, C. (2007) Arquitectura de Computadores, FCA. Arroz, G. et al. (2007) Arquitectura de Computadores, IST Press.

Monteiro, Rui V. et al. (2004) Tecnologia dos Equipamentos Informáticos, FCA.

Hiperligações http://www.computerhistory.org/

http://computer.howstuffworks.com/computer-hardware-channel.htm http://www.tomshardware.com/ http://www.about.com/compute/index.htm

Código

0000312

ECTS

3

Aulas

  • Aplicação - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 12 horas