Laboratório de Psicologia Escolar

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Objetivos

1. Utilizar o enquadramento conceptual da psicologia, com ênfase para a psicologia educacional, de forma a analisar

problemáticas do domínio educativo.

2. Aplicar conhecimentos da investigação em psicologia na análise de problemáticas do domínio educativo.

3. Realizar uma aproximação científica a problemáticas do domínio educativo.

4. Divulgar, junto de pares, processos e resultados sobre a problemática estudada.

Programa

Esta unidade curricular é aberta em termos de temáticas a abordar/investigar pelos estudantes, desde que as mesmas sejam enquadradas e justificadas no domínio da Psicologia Educacional ou do lugar do psicólogo em contexto educativo. Apontam-se

áreas de investimento, como a:

1. Sociocognitiva (por exemplo: processos de aprendizagem e dimensões socio-emocionais).

2. Comportamental (por exemplo: indisciplina e problemas de comportamento; comportamentos de risco em contexto

educacional, convivência escolar).

3. Emocional (por exemplo: ansiedade de desempenho, stress e conflito, gestão emocional).

Métodos de ensino

Esta unidade curricular está organizada em aulas de grande grupo e tutoriais que se sucedem num regime de alternância. As primeiras, inicialmente mais centradas na docente, rapidamente passam a constituir um espaço para os estudantes (em grupos de 3 a 5 elementos) darem conta da evolução dos seus trabalhos de pesquisa.

São, assim, aulas assentes na exposição dialogada e em técnicas interrogativas. As aulas de carácter tutorial visam o acompanhamento e a discussão dirigida e mais circunstanciada de cada um dos projetos de investigação desenhados.

Bibliografia

Informação disponível em breve.

Código

0105706

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Trabalho de investigação: 50%
  • Trabalho Individual e ou de Grupo (em grupo): 20%
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 30%