Laboratório de Psicologia Escolar

« Voltar

Objetivos

1. Utilizar o enquadramento conceptual da psicologia, com ênfase para a psicologia educacional, de forma a analisar

problemáticas do domínio educativo.

2. Aplicar conhecimentos da investigação em psicologia na análise de problemáticas do domínio educativo.

3. Realizar uma aproximação científica a problemáticas do domínio educativo.

4. Divulgar, junto de pares, processos e resultados sobre a problemática estudada.

Programa

 

Serão aceites para discussão temáticas propostas pelos estudantes devidamente enquadradas no âmbito da psicologia escolar/educacional.

Métodos de ensino

 

Atendendo ao carácter predominantemente prático desta unidade curricular, o trabalho será efetuado através de aulas em grande grupo e aulas tutoriais, alternadamente. Nas aulas em grande grupo debater-se-ão aspetos transversais às problemáticas em estudo. As aulas tutoriais visam o acompanhamento e a discussão de aspetos específicos dos temas em análise. Em qualquer dos tipos de aula dá-se importância ao papel ativo do estudante, em particular ao nível da pesquisa documental, análise da mesma, design do estudo e análise e discussão dos resultados.

Bibliografia

 

Almeida, L.; & Freire, T. (2017). Metodologia Investigação em Psicologia e Educação (5ª Ed). Psiquílibrios

Pocinho, M. (2012). Metodologia de investigação e comunicação do conhecimento científico. Lidel.

Ricou, M. (2014). A ética e a deontologia no exercício da Psicologia. Ordem dos Psicólogos.

Sampieri, R. H.; Collado, C. F.; & Lucio, M. P. B. (2013). Metodologia de Pesquisa. MacGraw-Hill.

Veiga, F. H. (Coord) (2013). Psicologia da Educação. Teoria, Investigação e Aplicação. Climepsi.

Veiga, F.H. (Coord) (2019). Psicologia da Educação. Temas de Aprofundamento Científico para a Educação XXI. Climepsi.

Código

0105706

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas