Números e Operações

« Voltar

Objetivos

1. Conhecer propriedades dos conjuntos numéricos, das operações aritméticas e dos respetivos algoritmos e métodos.

2. Estabelecer relações entre as operações numéricas.

3. Desenvolver estratégias de cálculo mental.

4. Identificar formas de compor e decompor um número.

5. Compreender frações com os significados quociente, parte-todo e operador.

6. Explorar regularidades e padrões numéricos.

7. Resolver problemas reais, através de várias abordagens e raciocínios.

8. Desenvolver a capacidade de formular problemas, evidenciando competências de pesquisa e autonomia.

9. Adquirir capacidades transversais de comunicação matemática, raciocínio matemático e resolução de problemas.

10. Refletir no que respeita ao ensino do tema “Números e Operações” tendo por base o contexto científico.

Programa

1. Conjuntos Numéricos: Números naturais, inteiros não negativos, inteiros, racionais, irracionais, reais;

2. Sistemas de numeração: decimal – base 10, binário – base 2, e outras bases;

3. Operações aritméticas: significado das operações e exploração de algoritmos;

4. Regularidades numéricas;

5. Frações, decimais, dízimas, percentagem. Notação científica;

6. Representação na reta orientada: Ordem, Simetria;

7. Intervalos de números reais;

8. Produto cartesiano – par ordenado. Vetor;

9. Critérios de Divisibilidade. Crivo de Eratóstenes. Números primos. Teorema Fundamental da Aritmética;

10. Máximo divisor comum e Mínimo múltiplo comum;

11. Equações do primeiro e segundo grau com uma variável. Sistemas de Equações do primeiro grau até três variáveis.

12. Inequações do primeiro grau;

13. Resolução de problemas.

Métodos de ensino

Aulas teórico-práticas e sessões de orientação tutorial, em que os conteúdos programáticos da unidade curricular são explorados detalhadamente, mediante a resolução de problemas e fichas práticas de exercícios.

A unidade curricular beneficiará da utilização da plataforma Moodle de gestão de aprendizagem disponível na Universidade dos Açores, assim se potenciando a realização de atividades assíncronas.

Bibliografia

Ministério da Educação e Ciência, Programa e Metas Curriculares de Matemática do Ensino Básico, MEC – Direção Geral da Educação, 2013.

Pedro Palhares (Coordenação), Complementos de Matemática para Professores do Ensino Básico, Lidel – Edições Técnicas, 2011.

Joana Brocardo, Lurdes Serrazina e Isabel Rocha (Organização), O sentido do número: reflexões que entrecruzam teoria e prática, Escolar Editora, 2008.

Ron Aharoni, Aritmética para pais: um livro para adultos sobre a matemática das crianças, Gradiva, 2008.

Helena Melo, Números Especiais, Revista Interpólos, folha informativa da Universidade dos Açores, julho, 2/2007, pp 65-71

Pedro Palhares (Coordenação), Elementos de Matemática para Professores do Ensino Básico, Lidel – Edições Técnicas, 2004.

Calvin T. Long, Duane W. DeTemple, Mathematical Reasoning for Elementary Teachers, 3rd Edition, Boston, Addison-Wesley, 2003.

Código

0105760

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 18 horas
  • Teórico-Práticas - 60 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 100%