Investigação em Contextos Educativos

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Objetivos

1.Demonstrar consciência da natureza, procedimentos e etapas gerais do processo de investigação em educação
2.Reconhecer a importância da investigação e da pesquisa na abordagem de problemáticas educativas;
3.Manifestar capacidade reflexiva e hábitos de inquirição no desenvolvimento das tarefas;
4.Reconhecer as implicações éticas presentes no processo investigativo;
5.Aplicar adequadamente, em situações da vida real, os conhecimentos e destrezas adquiridos na unidade curricular;
6.Evidenciar capacidade de trabalho em equipa.

Programa

1. A investigação em educação
2. Questões éticas em investigação educacional
3. Planeamento da investigação
4. A recolha de dados
5. Tratamento e interpretação dos resultados
6. A redação de um relatório académico e/ou científico

Métodos de ensino

Utiliza-se uma abordagem que pressupõe o envolvimento dos alunos na leitura, análise crítica e discussão de textos de investigação sobre questões relevantes na investigação em educação. Procura-se que os formandos tenham a oportunidade de reflectir acerca das diferentes etapas e dilemas presentes na elaboração um trabalho de investigação e sobre o contributo da investigação para a acção do educador/professor. São usadas estratégias diversas: exposição oral dos conteúdos teóricos, por parte da docente; momentos de discussão em grande grupo, na turma; aulas de aplicação com recurso à utilização de meios informáticos; elaboração de trabalhos práticos, em pequenos grupos, os quais simularão o desenvolvimento de um projecto de investigação. A avaliação tem um carácter contínuo e incide sobre dois elementos principais: um trabalho de aplicação prática elaborado em grupo (50%) e vários pequenos testes escritos, individuais, realizados ao longo do semestre (50%).

Bibliografia

Anderson, G. (1990). Fundamentals of educational research. London: The Falmer Press.
Bell, J. (1997). Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Gradiva.
Bogdan, R., & Biklen, S. (1999). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.
Foddy, W. (1996). Como perguntar: teoria e prática na construção de perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras: Celta Editora.
Hill, M. M., & Hill, A. (2000). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo.
Lima, J. Á., & Pacheco, J. A. (2006). Fazer investigação. Porto: Porto Editora.
Miles, M. B., & Huberman, A. M. (1994). Qualitative data analysis: an expanded sourcebook. Thousand Oaks: Sage.
Quivy, R., & Campenhoudt, L. V. (1992). Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva.
Silva, A. S., & Pinto, J. M. (Orgs.) (1986). Metodologia das ciências sociais. Porto: Afrontamento.

Código

0105759

ECTS

3

Aulas

  • Estágio - 15 horas
  • Orientação Tutorial - 3 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Mini Testes: 50%
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 50%