Investigação em Contextos Educativos

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Objetivos

  1. Reconhecer a importância dos resultados da investigação e da elaboração de pesquisas na abordagem de problemáticas educativas.
  2. Analisar artigos científicos, dando conta da qualidade dos mesmos em termos do seu conteúdo e forma.
  3. Reconhecer as implicações éticas presentes no processo investigativo.
  4. Elaborar um projeto de investigação em educação, explicitando características, procedimentos e etapas gerais da sua realização.
  5. Concretizar as etapas do processo de investigação, tanto em situações da vida real como através de exercícios práticos e/ou simulações.
  6. Manifestar hábitos de inquirição e capacidade reflexiva e argumentativa no desenvolvimento das tarefas de investigação, incluindo a realização de um relatório do projeto desenvolvido.
  7. Evidenciar capacidade de trabalho em equipa.

Programa

Sentido e utilidade da investigação em educação.

2. Paradigmas da investigação em educação.

3. Questões éticas em investigação educacional.

4. Planeamento da investigação/ Design de um projeto de investigação e etapas do processo de pesquisa.

5. Construção da revisão de literatura, respeitando regras de escrita e citação (APA).

6. Recolha de dados (entrevista, observação direta, inquérito por questionário, diário, entre outras).

7. Organização e tratamento de dados e interpretação de resultados.

8. A redação de um relatório de investigação científica.

Métodos de ensino

Informação disponível em breve.

Bibliografia

Freixo, M. J. V. (2011). Metodologia científica. Fundamentos, métodos e técnicas. Lisboa: Instituto Piaget.

Ghiglione, R., & Matalon, B. (1997). O inquérito. Teoria e prática. Oeiras: Celta Editora.

Goetz, J. P., & LeCompte, M. D. (1984). Ethnography and Qualitative Design in Educational Research. Orlando FL: Academic Press.

Hill, M. M., & Hill, A. (2002). Investigação por questionário. Lisboa: Sílabo.

Lederman, N. G. & Abell, S. K. (2014). Handbook of Research on Science Education. New York: Routledge.

Lessard-Hébert, M., Goyete, G., & Boutin, G. (1994). Investigação qualitativa. Fundamentos e práticas. Lisboa: Instituto Piaget.

Lima, J. A., & Pacheco, J. A. (Orgs.) (2006). Fazer investigação. Contributos para a elaboração de dissertações e teses. Porto: Porto Editora.

Quivy, R., & Campenhoudt, L. V. (1998). Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva.

Teo, T. (2013). Handbook of quantitative methods for educational research. Rotterdam: Sense Publishers.

Código

0105759

ECTS

3

Aulas

  • Orientação Tutorial - 18 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas
  • Trabalho de Campo - 15 horas

Método de Avaliação

  • Relatório sobre a concretização do projeto de investigação inicialmente delineado : 60%
  • Trabalho de investigação: 40%