Estratégias de Leitura e Escrita na Apredizagem

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Objetivos

1. Compreender a importância da leitura e escrita de textos científicos na formação de educadores e professores.

2. Desenvolver competências de leitura, pelo aprofundamento de conhecimentos e estratégias de pesquisa, registo e tratamento de textos científicos, numa perspetiva seletiva, crítica e ética.

3. Aprofundar competências de planificação, textualização e revisão de textos académicos e científicos, tendo em vista a correção linguística e a adequação das produções escritas às situações e intencionalidades comunicativas.

Programa

I – Competências de comunicação e formação e desenvolvimento profissional docente

a) Escrita académica e literacia crítica

b) Leitura científica e ação pedagógica

II – Leitura de textos científicos

a) Conceito de texto científico

b) Funções, objetivos e linguagem dos textos científicos

c) Estratégias de pesquisa de textos científicos

d) Da compreensão literal à compreensão crítica na leitura: o tratamento das fontes (síntese, citação, referência e plágio)

III – Escrita de textos académicos e científicos

a) Tipos de textos científicos e intencionalidades comunicativas

b) A organização dos textos científicos

c) O processo de escrita de textos científicos

d) Questões de linguagem

Métodos de ensino

As aulas desta UC assentam sobretudo num trabalho de natureza teórico-prática, apoiado em algumas sessões expositivas dialogas sobre conceitos e princípios teóricos.

Assim, ao longo das aulas os estudantes realizarão várias atividades de pesquisa bibliográfica online, leitura e escrita de textos com diferentes intenções comunicativas, num processo de antecipação, avaliação e aperfeiçoamento das estratégias de leitura e escrita com recurso a instrumentos específicos quer no processo de planificação, quer de revisão. Do mesmo modo, serão chamados a refletir sobre o modo como poderão atuar no sentido de promover o aprofundamento das competências de leitura e escrita dos seus alunos.

Bibliografia

Clarke, R. (2006). Plagiarism by Academics: More Complex Than It Seems. Journal of the Association for Information Systems, Vol. 7, 1, Article 5.

Coutinho, M. A. (1999). Texto(s) e competência textual. Lisboa: FCSH/ Univ. Nova Lisboa.

Flower, L. (1989) – Negotiating academic discourse. Reading-to-Write Report 10. Pittsburgh: Carnegie Mellon Univ./Center for the Study of Writing.

Kleiman, A. (2002). Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes.

Pereira, M. L. A. (2001). Para uma didáctica textual. Tipos de texto/tipos de discurso e ensino do Português (Vol. 1). Aveiro: Univ. Aveiro.

Rei, J. E. (1994). A escrita: seu aperfeiçoamento na Universidade. Porto: Univ. Fernando Pessoa.

Código

0201400

ECTS

5

Aulas

  • Orientação Tutorial - 10 horas
  • Teórico-Práticas - 50 horas

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação: 20%
  • Elaboração de um conto infantojuvenil sobre uma problemática atual relevante para as crianças do pré-escolar e/ou 1º ciclo: 40%
  • Registo semanal de leituras críticas sobre notícias e textos de tipologia diversificada : 40%