1. Compreender os aspetos relacionados com a organização e gestão das unidades de alojamento;
2. Desenvolver competências relacionadas com a operacionalização das atividades e serviços desenvolvidos nas unidades de alojamento, através da integração vertical e horizontal dos recursos;
3. Dominar conceptual e operacionalmente a implementação de sistemas de customer relationship management e do revenue management;
4. Identificar oportunidades e ameaças em ambientes altamente competitivos e em constante mutação;
5. Desenvolver competências de comunicação oral e escrita.
Informação disponível em breve.
A unidade curricular baseia-se em aulas teórico-práticas. Para se alcançarem os objetivos é empregue uma combinação de vários elementos: exposição de conteúdos, apresentação de vídeos, discussão de casos de estudo, projetos em grupo, trabalhos escritos e participação de convidados externos com vasta experiência na indústria. A ênfase colocada nesta combinação de atividades tem como objetivo a compreensão e aplicação dos conceitos apresentados.
Bibliografia Principal
Martin, W. (2002). Quality Service: What Every Hospitality Manager Needs to Know. Prentice-Hall.
Tranter, K., Stuart-Hill, T., & Parker, J. (2009). Introduction to Revenue Management for the Hospitality Industry: Principles and Practices for the Real World. Prentice-Hall.
Vallen, G., & Vallen, J. (2018). Check-in Check-Out: Managing Hotel Operations (10th ed.). Prentice-Hall.
Walker, J., & Walker (2020). Introduction to Hospitality Management (8th ed.). Prentice-Hall.
Bibliografia Complementar
Ai Quintas, M. (2006). Organização e Gestão Hoteleira. INFT.
Foskett D., Cousins J., & Gillespie C. (2001). Food and Beverage Management. Pearson Education.
Jones, P., & Lockwood, A. (2003). Hospitality Operations. Thomson Learning.
Okumus F., Altinay L., & Chathoth P. (2010). Strategic Management for Hospitality and Tourism. Routledge.
Page, S. (2013). Tourism Management–An Introduction. Routledge.
Rutherford D. (2006). Hotel Management and Operations. John Wiley and Sons.
0105014
6