Técnicas de Hotelaria

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Objetivos

1. Compreender os aspetos relacionados com a organização e gestão das unidades de alojamento;

2. Desenvolver competências relacionadas com a operacionalização das atividades e serviços desenvolvidos nas unidades de alojamento, através da integração vertical e horizontal dos recursos;

3. Dominar conceptual e operacionalmente a implementação de sistemas de customer relationship management e do revenue management;

4. Identificar oportunidades e ameaças em ambientes altamente competitivos e em constante mutação;

5. Desenvolver competências de comunicação oral e escrita.

Programa

Informação disponível em breve.

Métodos de ensino

A unidade curricular baseia-se em aulas teórico-práticas. Para se alcançarem os objetivos é empregue uma combinação de vários elementos: exposição de conteúdos, apresentação de vídeos, discussão de casos de estudo, projetos em grupo, trabalhos escritos e participação de convidados externos com vasta experiência na indústria. A ênfase colocada nesta combinação de atividades tem como objetivo a compreensão e aplicação dos conceitos apresentados.

Bibliografia

Bibliografia Principal

Martin, W. (2002). Quality Service: What Every Hospitality Manager Needs to Know. Prentice-Hall.

Tranter, K., Stuart-Hill, T., & Parker, J. (2009). Introduction to Revenue Management for the Hospitality Industry: Principles and Practices for the Real World. Prentice-Hall.

Vallen, G., & Vallen, J. (2018). Check-in Check-Out: Managing Hotel Operations (10th ed.). Prentice-Hall.

Walker, J., & Walker (2020). Introduction to Hospitality Management (8th ed.). Prentice-Hall.

Bibliografia Complementar

Ai Quintas, M. (2006). Organização e Gestão Hoteleira. INFT.

Foskett D., Cousins J., & Gillespie C. (2001). Food and Beverage Management. Pearson Education.

Jones, P., & Lockwood, A. (2003). Hospitality Operations. Thomson Learning.

Okumus F., Altinay L., & Chathoth P. (2010). Strategic Management for Hospitality and Tourism. Routledge.

Page, S. (2013). Tourism Management–An Introduction. Routledge.

Rutherford D. (2006). Hotel Management and Operations. John Wiley and Sons.

Código

0105014

ECTS

6

Aulas

  • Teórico-Práticas - 60 horas

Método de Avaliação

  • Análise de caso/paper: 5%
  • Frequência: 60%
  • Projecto: 35%