1. Conhecimentos
1.1. Objetivo geral:
Entender a evolução como um processo comum aos organismos e a biologia evolutiva como a disciplina que estuda a história do processo evolutivo e dos mecanismos na sua origem.
1.2. Objetivos específicos:
Reconhecer a proposta darwiniana de evolução e o estabelecimento da síntese neo-darwiniana
Compreender a integração de padrões e processos no estudo da evolução
Reconhecer a microevolução como um processo evolutivo dinâmico de curto prazo, ocorrendo ao nível das populações e das espécies:
Reconhecer o design dos organismos como uma resposta adaptativa, moldada pela seleção natural, para o sucesso reprodutor.
Compreender a coevolução como resultado da integração da micro e da macroevolução
2. Aptidões e Competências
2.1. Incentivar a utilização da literatura científica
2.2. Incentivar o trabalho e a comunicação em grupo
2.3. Incentivar a curiosidade e o interesse perante novas problemáticas
2.4. Responsabilizar o estudante pela sua aprendizagem
1. A proposta darwiniana
1.1. Breve história da “Origem”
1.2. Os dois “pilares” da evolução – descendência com modificação e selecção natural
1.3. A identificação dos padrões e o desconhecimento dos processos: a pangénese
2. A “Síntese”
2.1. O caminho pendular pós-darwiniano e o amadurecimento da genética
2.2. Síntese: uma abordagem global
3. Tempo e modo ou padrões e processos
3.1. O equilíbrio pontuado: alternativa à proposta darwiniana ou clarificação do processo evolutivo?
4. Conceitos de microevolução
4.1. Evolução adaptativa e seleção natural
4.2. Evolução neutral e deriva genética.
4.3. O impacto da seleção sobre as populações
4.4. Importância do desenvolvimento na evolução
4.5. A origem e a manutenção da variabilidade genética
5. Desenhados pela seleção para o sucesso reprodutor
5.1. Evolução das histórias de vida e alocação sexual
5.2. A evolução do sexo
5.3. Seleção sexual
5.4. Evolução em contexto insular
6. Integrando a micro- e a macroevolução
A componente teórica será expositiva, privilegiando-se, no entanto, a interação entre os docentes e alunos. A prática inclui o i) Seminário ou ii) Projeto. O Seminário consiste na apresentação, discussão e defesa, em grupo, de artigos científicos. O Projeto consiste na planificação e na elaboração de um protocolo experimental. O projeto deverá integrar-se no âmbito dos conteúdos da componente teórica. A nota mínima exigida na componente prática é 10 valores e 9 na teórica.
Darwin, C., 1856. On the Origin of Species. Mentor ed. (1958), New American Library, N.Y
Fox, C. W., Roff, D. A., Fairbairn, D. F., 2001. Evolutionary Ecology: Concepts and Case Studies. Oxford University Press Inc., New York.
Kutschera, U., 2013. Biologia Evolutiva. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa.
Lieberman, B.S., & N. Eldredge, 2014. What is punctuated equilibrium? What is macroevolution? A response to Pennell et al. Trends in Ecology & Evolution (in press, 2014)
Stearns, C. S., 2004. The Evolution of Life Histories. Oxford University Press Inc., New York.
Stearns, C. S., Hoekstra, R. F., 2005. Evolution: an introduction. Oxford University Press.
Revistas científicas:
Trends in Ecology & Evolution: http://www.cell.com/trends/ecology-evolution/
Evolution: http://onlinelibrary.wiley.com/journal/10.1111/(ISSN)1558-5646
Journal of Evolutionary Biology:
http://onlinelibrary.wiley.com/journal/10.1111/(ISSN)1420-9101
Evolutionary Ecology: http://www.springerlink.com/content/100160/
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