Biologia Evolutiva

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Objetivos

1. Conhecimentos

1.1. Objetivo geral:

Entender a evolução como um processo comum aos organismos e a biologia evolutiva como a disciplina que estuda a história do processo evolutivo e dos mecanismos na sua origem.

1.2. Objetivos específicos:

Reconhecer a proposta darwiniana de evolução e o estabelecimento da síntese neo-darwiniana

Compreender a integração de padrões e processos no estudo da evolução

Reconhecer a microevolução como um processo evolutivo dinâmico de curto prazo, ocorrendo ao nível das populações e das espécies:

Reconhecer o design dos organismos como uma resposta adaptativa, moldada pela seleção natural, para o sucesso reprodutor.

Compreender a coevolução como resultado da integração da micro e da macroevolução

2. Aptidões e Competências

2.1. Incentivar a utilização da literatura científica

2.2. Incentivar o trabalho e a comunicação em grupo

2.3. Incentivar a curiosidade e o interesse perante novas problemáticas

2.4. Responsabilizar o estudante pela sua aprendizagem

Programa

1. A proposta darwiniana

1.1. Breve história da “Origem”

1.2. Os dois “pilares” da evolução – descendência com modificação e selecção natural

1.3. A identificação dos padrões e o desconhecimento dos processos: a pangénese

2. A “Síntese”

2.1. O caminho pendular pós-darwiniano e o amadurecimento da genética

2.2. Síntese: uma abordagem global

3. Tempo e modo ou padrões e processos

3.1. O equilíbrio pontuado: alternativa à proposta darwiniana ou clarificação do processo evolutivo?

4. Conceitos de microevolução

4.1. Evolução adaptativa e seleção natural

4.2. Evolução neutral e deriva genética.

4.3. O impacto da seleção sobre as populações

4.4. Importância do desenvolvimento na evolução

4.5. A origem e a manutenção da variabilidade genética

5. Desenhados pela seleção para o sucesso reprodutor

5.1. Evolução das histórias de vida e alocação sexual

5.2. A evolução do sexo

5.3. Seleção sexual

5.4. Evolução em contexto insular

6. Integrando a micro- e a macroevolução

Métodos de ensino

A componente teórica será expositiva, privilegiando-se, no entanto, a interação entre os docentes e alunos. A prática inclui o i) Seminário ou ii) Projeto. O Seminário consiste na apresentação, discussão e defesa, em grupo, de artigos científicos. O Projeto consiste na planificação e na elaboração de um protocolo experimental. O projeto deverá integrar-se no âmbito dos conteúdos da componente teórica. A nota mínima exigida na componente prática é 10 valores e 9 na teórica.

Bibliografia

Darwin, C., 1856. On the Origin of Species. Mentor ed. (1958), New American Library, N.Y

Fox, C. W., Roff, D. A., Fairbairn, D. F., 2001. Evolutionary Ecology: Concepts and Case Studies. Oxford University Press Inc., New York.

Kutschera, U., 2013. Biologia Evolutiva. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa.

Lieberman, B.S., & N. Eldredge, 2014. What is punctuated equilibrium? What is macroevolution? A response to Pennell et al. Trends in Ecology & Evolution (in press, 2014)

Stearns, C. S., 2004. The Evolution of Life Histories. Oxford University Press Inc., New York.

Stearns, C. S., Hoekstra, R. F., 2005. Evolution: an introduction. Oxford University Press.

Revistas científicas:

Trends in Ecology & Evolution: http://www.cell.com/trends/ecology-evolution/

Evolution: http://onlinelibrary.wiley.com/journal/10.1111/(ISSN)1558-5646

Journal of Evolutionary Biology:

http://onlinelibrary.wiley.com/journal/10.1111/(ISSN)1420-9101

Evolutionary Ecology: http://www.springerlink.com/content/100160/

Código

0201417

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 15 horas
  • Teóricas - 30 horas