Hidráulica Aplicada

« Voltar

Objetivos

Pretende-se que os alunos adquiram formação básica em hidráulica, necessária para o exercício da profissão no domínio do planeamento, projeto e gestão dos sistemas destinados á utilização e ao domínio da água.

Programa

Escoamento sob pressão: Perdas de carga; Sifões; Velocidade nas tubagens; Curvas caraterísticas de tubagens; Condutas equivalentes.

Turbomáquinas hidráulicas: Aplicações dos sistemas de elevação; Aumento de pressão e de vazão através de bombas de reforço; Potências e rendimentos; Tipos de bombas; Curvas caraterísticas da tubagem e da bomba; Variação dos níveis de aspiração e compressão; Associação de bombas.

Regime Transitório em pressão: Análise teórica do choque hidráulico; Manobras lentas; Tempo de anulação do caudal de uma bomba; Rotura da veia líquida; Influência das bolsas de ar no choque hidráulico; Câmaras de equilíbrio no choque hidráulico; Dispositivos de proteção.

Escoamento com superfície livre: Escoamento variável, uniforme, permanente gradualmente variado e rapidamente variado.

Estruturas hidráulicas: Reservatórios de armazenamento; Reservatórios de transferência; Estruturas de dissipação de energia.

Métodos de ensino

A metodologia principal de ensino é explicar os fundamentos teóricos do programa da unidade curricular que considera os seus múltiplos elementos estruturantes, utilizando a maior variedade possível de recursos didáticos, incluindo os que são oferecidos pelas novas tecnologias de informação e comunicação, devendo desenvolver capacidades de raciocínio, imaginação, sensibilidade e até um certo espírito crítico.

O recurso a software específico para as aulas de laboratório e visitas de estudo serão utilizadas nesta unidade curricular.

Bibliografia

Lencastre, A. (1983) - Hidráulica Geral. Editora Luiso-Brasileira. Gráfica de Coímbra.

Quintela, A.C. (1991) - Hidráulica. Fundação Caloustre Gulbenkian, Lisboa.

King, H.W.; Wisler, C.O; Woodburn, J.G. (1980) - Hidráulica, Editorial Trillas, México.

Código

0201258

ECTS

6

Aulas

  • Práticas e Laboratórios - 12 horas
  • Teóricas - 21 horas
  • Teórico-Práticas - 13 horas

Método de Avaliação

  • Componente prática: 25%
  • Frequência: 75%