Psicologia do Desenvolvimento da Criança

« Voltar

Objetivos

1. Adquirir informação sobre o desenvolvimento infantil nas suas dimensões cognitiva, motora, afetiva, social e moral;

2. Identificar fatores que intervêm no desenvolvimento, compreendendo como se conjugam;

3. Construir uma grelha conceptual que norteie a futura prática profissional;

4. Interpretar os comportamentos manifestados pelas crianças em função dos conhecimentos acerca do desenvolvimento infantil;

5. Detetar regularidades e especificidades nas perspetivas das crianças, partindo da análise de diálogos infantis e da interpelação das crianças em entrevistas-conversa;

6. Deduzir implicações para a decisão e intervenção pedagógicas;

7. Desenvolver práticas de observação, pesquisa e reflexão.

Programa

1. Enquadramento conceptual do desenvolvimento infantil. História e métodos da Psicologia do Desenvolvimento;

2. Fatores responsáveis pelo desenvolvimento e sua interação: Hereditariedade e meio ambiente como codeterminantes do desenvolvimento;

3. Teorias do Desenvolvimento Humano;

4. Desenvolvimento pré-natal, nascimento e recém-nascidos;

5. Desenvolvimento Psico-motor;

6. Desenvolvimento da Linguagem;

7. Pré-Lógica e Representação da Matemática;

8. Afetividade e Interação Social;

9. Desenvolvimento Moral.

Métodos de ensino

Aulas de cariz expositivo, teórico-prático e prático. A avaliação contempla a realização de uma frequência e de um relatório do trabalho prático realizado em grupo, bem como a participação nas atividades das aulas. A realização de trabalhos de consulta e pesquisa constitui uma componente opcional / alternativa de avaliação.

Bibliografia

Bee, H. (2009). Lifespan Development. Boston: Pearson International Edition.

Berk, L. (2006). Child development, 7th ed. Boston: Pearson.

Coll, C. (1995). Desenvolvimento psicológico e educação. Psicologia Evolutiva. Porto Alegre: Artes Médicas.

Lourenço, O. (2005). Psicologia de desenvolvimento cognitivo : teoria, dados e implicações, 2ª ed.. Coimbra: Liv. Almedina.

Papalia, D.E., Olds, S.W., Feldman, R.D. (2009). Human Development. N.Y.: McGraw-Hill.

Schaffer, D. R. (2005). Psicologia do Desenvolvimento – Infância e Adolescência. São Paulo: THOMSON.

Código

0105754

ECTS

3

Aulas

  • Orientação Tutorial - 18 horas
  • Teórico-Práticas - 45 horas

Método de Avaliação

  • 1.ª Frequência: 25%
  • 2.ª Frequência: 25%
  • Ficha prática: 20%
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 30%