1. Adquirir informação sobre o desenvolvimento infantil nas suas dimensões cognitiva, motora, afetiva, social e moral;
2. Identificar fatores que intervêm no desenvolvimento, compreendendo como se conjugam;
3. Construir uma grelha conceptual que norteie a futura prática profissional;
4. Interpretar os comportamentos manifestados pelas crianças em função dos conhecimentos acerca do desenvolvimento infantil;
5. Detetar regularidades e especificidades nas perspetivas das crianças, partindo da análise de diálogos infantis e da interpelação das crianças em entrevistas-conversa;
6. Deduzir implicações para a decisão e intervenção pedagógicas;
7. Desenvolver práticas de observação, pesquisa e reflexão.
1. Enquadramento conceptual do desenvolvimento infantil. História e métodos da Psicologia do Desenvolvimento;
2. Fatores responsáveis pelo desenvolvimento e sua interação: Hereditariedade e meio ambiente como codeterminantes do desenvolvimento;
3. Teorias do Desenvolvimento Humano;
4. Desenvolvimento pré-natal, nascimento e recém-nascidos;
5. Desenvolvimento Psico-motor;
6. Desenvolvimento da Linguagem;
7. Pré-Lógica e Representação da Matemática;
8. Afetividade e Interação Social;
9. Desenvolvimento Moral.
Aulas de cariz expositivo, teórico-prático e prático. A avaliação contempla a realização de uma frequência e de um relatório do trabalho prático realizado em grupo, bem como a participação nas atividades das aulas. A realização de trabalhos de consulta e pesquisa constitui uma componente opcional / alternativa de avaliação.
Bee, H. (2009). Lifespan Development. Boston: Pearson International Edition.
Berk, L. (2006). Child development, 7th ed. Boston: Pearson.
Coll, C. (1995). Desenvolvimento psicológico e educação. Psicologia Evolutiva. Porto Alegre: Artes Médicas.
Lourenço, O. (2005). Psicologia de desenvolvimento cognitivo : teoria, dados e implicações, 2ª ed.. Coimbra: Liv. Almedina.
Papalia, D.E., Olds, S.W., Feldman, R.D. (2009). Human Development. N.Y.: McGraw-Hill.
Schaffer, D. R. (2005). Psicologia do Desenvolvimento – Infância e Adolescência. São Paulo: THOMSON.
0105754
3