1. Utilizar a pesquisa como forma de melhor conhecer e aperfeiçoar a prática profissional e o funcionamento organizacional das escolas
2. Realizar a pesquisa de uma forma competente e rigorosa
3. Acautelar adequadamente os aspetos éticos da pesquisa realizada
4. Relatar, de forma documentada e devidamente estruturada, a pesquisa realizada.
1. A investigação como modo de conhecimento
2. O professor-investigador
3. Aspetos éticos da investigação das próprias práticas
4. A realização da investigação: do problema de pesquisa à análise dos dados
5. A organização do relatório final
Esta unidade curricular tem uma natureza eminentemente aplicada. Procura-se que os formandos aprendam perspetivas, modelos, estratégias e técnicas de pesquisa, aplicando-as a aspetos concretos da sua aprendizagem durante a experiência do estágio pedagógico (ou a outras experiências, no caso dos não-estagiários). Os aspetos sobre os quais esta aplicação incide são selecionados pelos próprios alunos, de acordo com as suas necessidades e interesses. Cada aluno formula uma questão de pesquisa que pretende aprofundar, explorando-a com base nos recursos trabalhados nas aulas. Os resultados desta pesquisa são apresentados e debatidos com o docente e a turma.
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