Seminário de Investigação Educacional

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Objetivos

1. Utilizar a pesquisa como forma de melhor conhecer e aperfeiçoar a prática profissional e o funcionamento organizacional das escolas

2. Realizar a pesquisa de uma forma competente e rigorosa

3. Acautelar adequadamente os aspetos éticos da pesquisa realizada

4. Relatar, de forma documentada e devidamente estruturada, a pesquisa realizada.

Programa

1. A investigação como modo de conhecimento

2. O professor-investigador

3. Aspetos éticos da investigação das próprias práticas

4. A realização da investigação: do problema de pesquisa à análise dos dados

5. A organização do relatório final

Métodos de ensino

Esta unidade curricular tem uma natureza eminentemente aplicada. Procura-se que os formandos aprendam perspetivas, modelos, estratégias e técnicas de pesquisa, aplicando-as a aspetos concretos da sua aprendizagem durante a experiência do estágio pedagógico (ou a outras experiências, no caso dos não-estagiários). Os aspetos sobre os quais esta aplicação incide são selecionados pelos próprios alunos, de acordo com as suas necessidades e interesses. Cada aluno formula uma questão de pesquisa que pretende aprofundar, explorando-a com base nos recursos trabalhados nas aulas. Os resultados desta pesquisa são apresentados e debatidos com o docente e a turma.

Bibliografia

Alarcão, I. (2001) Professor-investigador: Que sentido? Que formaçã̃o? Cadernos de Formação de Professores, 1, 21-30.

Anderson, G., Herr, K., & Nihlen, A. S. (1994). Studying your own school. Thousand Oalks, CA: Corwin Press.

Campbell, A., McNamara, O., & Gilroy, P. (2004). Practitioner research and professional development in education. London: Paul Chapman Publishing.

Ghiglione, R., & Matalon, B. (1993). O inquérito: teoria e prática. Oeiras: Celta Editora.

Hubbard, R. S., & Power, B. M. (2003). The art of classroom inquiry: a handbook for teacher-researchers. Portsmouth, NH: Heinemann.

Lima, J. Á., & Pacheco, J. A. (2006). Fazer investigação: contributos para a elaboração de dissertações e teses. Porto: Porto Editora.

Ponte, J. P. (2004). Pesquisar para compreender e transformar a nossa própria prática. Educar em Revista, 24, 37- 66.

Rust, F. O. (2009). Teacher research and the problem of practice. Teachers College Record, 111(8),1882–1893.

Código

0201407

ECTS

4

Aulas

  • Orientação Tutorial - 10 horas
  • Teórico-Práticas - 45 horas

Método de Avaliação

  • Aplicação rigorosa de instrumentos de recolha de dados, a partir de um modelo de análise, no contexto de um projeto de investigação em educação : 40%
  • Relatório do projeto de investigação já concluído : 60%