Economia Aplicada

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Objetivos

1) Aprofundar a lógica e o método da intervenção do Estado na economia;
2) Compreender o problema da maximização da utilidade dos consumidores na presença de bens públicos, o problema das externalidades, o problema da fiscalidade e as políticas de redistribuição de rendimento;
3) Atingir um nível de domínio dos temas tratados que permita formalizar, gráfica e matematicamente, problemas da intervenção pública na economia;
4) Avaliar os custos e benefícios destas intervenções.

Programa

A. Consumidores, Empresas e o Mercado
I - O Consumidor
II - O Produtor
III - Os Mercados
B. A Intervenção Governamental numa Economia de Mercado
IV - A Intervenção Governamental numa Economia de Mercado
V - Eficiência, Equidade e Crescimento 
VI - Análise Custo-Benefício

Métodos de ensino

As metodologias de ensino utilizadas baseiam-se em métodos expositivos, intuitivos e ativos. Dentro dos métodos expositivos  utiliza-se a explicação em aulas essencialmente teóricas, promovendo-se, sempre que adequado o diálogo com os alunos. Dentro do método intuitivo utiliza-se a demonstração teórica de diversos conceitos. No método ativo, recorre-se a trabalhos individuais ou em grupo.

Bibliografia

Gruber, Jonathan (2005) Public Finance and Public Policy, New York, Worth Publishers.

Intriligator, Michael, Ronald Bodkin e Cheng Hsiao (1996) Econometric Models, techniques and Applications, 2ª Ed.N.J., Prentice-Hall

Mateus, A. e Mateus, M. (2002) Microeconomia: Teoria e Aplicações, Editorial Verbo

Rosen, H.S. (2005) Public Finance, 7th Ed., Chicago: Richard Irwin, Inc

Código

0201520

ECTS

7.5

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • 1.ª Frequência: 40%
  • 2.ª Frequência: 40%
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 20%