Enfermagem em Situações de Emergência e Catástrofe

« Voltar

Objetivos

1. Conhecer elementos conceptuais relacionados com a intervenção em catástrofe.
2. Conhecer diretrizes internacionais nacionais e regionais na organização e gestão da resposta às situações de exceção/crise.
3. Conhecer os algoritmos do SBVD e do SAVC e as suas aplicações.
4. Discutir o papel do profissional de saúde, nomeadamente do enfermeiro, e dos outros protagonistas intervenientes no cenário de catástrofe, assim como as estratégias de atuação, tendo por base a evidencia científica e o enquadramento ético, deontológico e legal.
5. Demonstrar técnicas de trauma para garantir a segurança da vítima.

Programa

A enfermagem em situações de emergência e catástrofe refere-se aos cuidados prestados por enfermeiros na abordagem à pessoa em situação crítica/trauma ou em risco de vida.
A emergência médica pré-hospitalar tem evoluído consideravelmente, no que concerne à qualidade dos cuidados assim como na sua eficácia e tem-se verificado uma gradual preocupação em fazer chegar apoio diferenciado aos locais onde as vítimas sofrem um acidente ou uma doença súbita.
Esta unidade curricular tem a finalidade de fornecer o início da aquisição de conhecimentos que permitam ao estudante de enfermagem desenvolver-se nesta área disciplinar de modo a prestar cuidados de excelência durante as manobras de reanimação, bem como avaliar e atuar com rapidez e precisão em situações de traumatologia, determinando a presença de lesões que colocam em perigo a vida da (s) vítima (s), valorizando a primeira abordagem na assistência em situações multivítimas.
Na prossecução desta finalidade tomou-se como eixos orientadores na construção da mesma: (i) os elementos concetuais enquadradores da gestão e organização da resposta às vítimas de catástrofe/acidente (ii) o Suporte Básico de Vida e desfibrilhação automática externa (SBVD) e o Suporte Avançado de Vida Cardíaco (SAVC) com mobilização dos algoritmos em situações específicas; (iii) a atuação do enfermeiro à vítima de trauma, no contexto pré-hospitalar (iv) o enquadramento ético-deontológico e legal de enfermagem em situações de emergência e catástrofe.

Métodos de ensino

Esta unidade curricular tem uma componente teórica, teórico-prática e prática.

Tendo em conta os princípios de educação e formação de adultos e com a filosofia que fundamenta o Processo de Bolonha, centrada no estudante, serão mobilizadas através de sessões teóricas e práticas metodologias expositivas, participativas, ativas e demonstrativas e de simulação, Role playing, de acordo com a tipologia de aula.

Bibliografia

Manual de Abordagem à vítima (para médicos e enfermeiros). INEM, 1ª Edição (2012)
Manual de Suporte Avançado de Vida para profissionais de saúde (versão brasileira), American Heart Association (2016)
Manual do curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa, European Resuscitation Council, Conselho Português de Ressuscitação, 1ª edição (2016)
Ordem dos Enfermeiros (2008) ? Proposta de criação do técnico de emergência pré-hospitalar - Parecer do Conselho de Enfermagem Nº
84/2008 [Em linha]. [Consult. 23 Jan. 2011]. Disponível em WWW:http://www.ordemenfermeiros.pt/documentos/Documents/Parecer_ CE-84-2008.pdf.
Prehospital Trauma Life Support (PHTLS), NAEMT National Association of
Emergency Medical Technicians. Mosby. 7th Edition (2013)
Prehospital Trauma Life Support (PHTLS), NAEMT National Association of
Emergency Medical Technicians. Mosby. 8th Edition (2015)
Legislação para Consulta:
Regulamento do Exercício Profissional do Enfermeiro
161/96 de 04 de setembro (com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 104/98 de 21 de abril).
Estatuto da Ordem dos Enfermeiros

Código

0105877

ECTS

3

Aulas

  • Práticas e Laboratórios - 12 horas
  • Teóricas - 10 horas
  • Teórico-Práticas - 28 horas

Método de Avaliação

  • Conforme Métodos de Ensino: 100%