Psicologia Social

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Objetivos

Pretende-se, com esta disciplina, que os alunos desenvolvam competências a nível cognitivo e a nível das atitudes. Assim, no final da abordagem ao Programa de Psicologia Social considera-se que os estudantes deverão ser capazes de:

1. Conhecer a componente psicológica nas diversas situações de interação social;

2. Compreender a importância da componente psicológica nas relações interpessoais;

3. Desenvolver atitudes de observação, pesquisa, análise e reflexão face a questões do domínio do comportamento social.

Programa

Os conteúdos programáticos desta disciplina organizam-se em quatro unidades temáticas, em que a primeira, introdutória e de fundamentos, aborda a evolução, o objeto de estudo e os métodos de investigação em Psicologia Social. A segunda unidade, sobre processos individuais, incide essencialmente nas atitudes e perceção social. Na unidade destinada aos processos interpessoais, tratam-se a comunicação interindividual no que concerne a comunicação autoafirmativa, à comunicação não-verbal e à autoexpressão de emoções, bem como algumas temáticas no âmbito das relações interpessoais. A quarta unidade do programa aborda os processos grupais e, especificamente, fenómenos de influência social. Estudam-se os processos de facilitação social, decisões em grupo e coesão de grupo, assim como os fenómenos de conformismo, submissão e obediência.

Métodos de ensino

A metodologia seguida nesta disciplina é uma metodologia mista. Uma parte considerável das aulas é predominantemente destinada à apresentação das temáticas programáticas por parte da docente da disciplina. Nestas aulas são usadas séries de diapositivos em suporte informático PowerPoint e estimula-se a participação dos alunos através da partilha de questões e/ou posições sobre as matérias em foco. Nas aulas predominantemente centradas no estudante, verifica-se a participação ativa dos alunos através da apresentação de trabalhos desenvolvidos individualmente ou em pequenos grupos, dentro ou fora da aula.

Bibliografia

Berkowitz, L. (1986). A survey of Social Psychology, 3rd ed. New York: Holt, Rinehart and Winston, Inc

Buunk, A. P. & Vugt, M. V. (2008). Applying social psychology. From problems to solutions. London: Sage

Fisher, G. N. (2002). Os conceitos fundamentais da Psicologia Social. Lisboa: Instituto Piaget

Lima, L. M., Castro, P., & Garrido, M. (Org.) (2003). Temas e debates em Psicologia Social. Lisboa: Livros Horizonte

Myers, D. G. (2004). Exploring Social Psychology (3th ed.). New York: Mc Graw-Hill

Neto, F. (1998). Psicologia Social, Vol. I. Lisboa: Universidade Aberta

Steg, L., Buunk, A. P., & Rothengatter, T. (Eds.) (2008). Applied Social Psychology. Understanding and Managing

Social Problems. Cambridge: Cambridge University Press

Vala, J., & Monteiro, M. B. (Coord.) (2000).Psicologia Social (4ª Ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian

Vala, J., Garrido, M., & Alcobia, P. (2004).Percursos da Investigação em Psicologia Social e Organizacional. Vol. I. Lisboa: Edições Colibri

Código

0105071

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • 1ª Frequência: 50%
  • 2ª Frequência: 50%