Projectos e Tecnologias de Rega

« Voltar

Objetivos

1. Fornecer aos alunos uma formação básica sobre as infraestruturas de apoio à rega necessárias para o desempenho da profissão.

2. Preparar os alunos para a prática de projetos de rega e para o planeamento e gestão de sistemas de rega.

Programa

1. Infraestruturas de rega: escoamento em canais: Escoamento variável; Escoamento uniforme; escoamento permanente gradualmente variado e rapidamente variado. Profundidades conjugadas; perda de carga, comprimento e localização do ressalto.

2. Escoamentos por orifícios e descarregadores: Orifícios de pequenas e grandes dimensões; adufas de fundo; descarregadores livres de soleira delgada e soleira espessa.

3. Impacte ambiental das obras de rega: Efeitos da transformação em regadio sobre a fauna, flora, solo, disponibilidades hídricas e paisagem.

4. A água e o rendimento das culturas: modelos água / produção.

5. Balanço hídrico no solo e necessidades de rega. Otimização e condução da rega. Qualidade de água para rega. Projeto de um sistema de rega localizada (gota-a-gota e micro-aspersão. Dimensionamento da rede de rega. Projeto de um sistema de rega por aspersão.

6. Drenagem.

Métodos de ensino

A metodologia principal de ensino é explicar os fundamentos teóricos do programa da unidade curricular que considera os seus múltiplos elementos estruturantes, utilizando a maior variedade possível de recursos didáticos, incluindo os que são oferecidos pelas novas tecnologias de informação e comunicação.

O ensino teórico-prático e laboratorial assenta na resolução de exercícios práticos de estruturas hidráulicas para apoio à rega e no dimensionamento de sistemas e realização de projetos de rega. As aulas de campo consistem na observação de sistemas de rega e ensaios práticos de avaliação de sistemas de rega.

Bibliografia

Allen, R.; Pereira, L.S.; Raes, D.; Smith, M. (1998) ? Crop evapotranspiration. Guidelines for computing crop water requirements. FAO Irrigation and Drainage Paper 56, Rome.

Ayers, R.S. e Westcot, D.W. (1988) - La qualité de l´eau en agriculture. FAO Irrigation and Drainage Paper 29, Rome.

Fontes, J.C. (1994) - Utilização da temperatura do copado na condução da rega. Departamento de Engenharia Rural, Instituto Superior de Agronomia, Lisboa.

Lencastre, A. (1983) - Hidráulica Geral. Editora Luso-Brasileira. Gráfica de Coimbra.

Quintela, A.C. (1991) - Hidráulica. Fundação Caloustre Gulbenkian, Lisboa.

Pereira, L.S. (2004) - Necessidades de água e métodos de rega. Publicações Europa-América. Lisboa.

Raposo, J.R. (1996) - A Rega. Dos primitivos regadios às modernas técnicas de rega. Fundação Caloustre Gulbenkian, Lisboa.

Tiercelin J.R. (1998) - Traité d´irrigation. Lavoisier, Paris

Código

0201014

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 20 horas
  • Teórico-Práticas - 26 horas

Método de Avaliação

  • 1ª Frequência: 30%
  • 2ª Frequência: 30%
  • Trabalho individual: 40%