História da Arte e do Património

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Objetivos

a) Conhecer o quadro teórico e metodológico da disciplina;

b) Compreender as funções politico-socio-culturais da produção artística relacionando-as com os grandes períodos históricos enquanto sistemas (ou superestruturas) no seio dos quais os fenómenos artísticos ganham expressão e sentido;

c) Perspetivar a formação/sentido da imagem;

d) Projetar o poder da imagem como simulacro e como ilusão;

e) Analisar os contrastes dialéticos entre arquétipo, cânone e modelo;

f) Relacionar a produção artística em face dos novos materiais industriais, da reprodução mecânica, da sociedade de consumo e do individualismo, da ciência e da técnica;

g) Refletir sobre as construções teóricas e práticas que dão conta de uma cultura-mundo hiperindividualista, mercantilizada, homogeneizada e banalizada.

Programa

I - Introdução

II - As manifestações artísticas como expressão do poder nas sociedades tradicionais: família, tribo, monarquia, igreja
2.1. Animismo, esquematismo, fetichismo e narratividade da imagem
2.2. Arquétipo, cânone e modelo – Do mundo clássico ao neoclassicismo

III. - As correntes culturais e artísticas perante as transformações da revolução industrial
3.1. Os novos materiais e os grandes equipamentos urbanos
3.2. O romantismo revivalista e a polémica entre “industrial” e “artesanal”
3.3. Arte, anti academismo e consumo artístico
3.4. A arte, a ciência e a máquina

IV - Arte, Cultura e Património na hipermodernidade (textos críticos)

Métodos de ensino

Os métodos a adotar implicam a conjugação entre a explanação dos conteúdos, apoiados e fundamentados na análise e interpretação de imagens e textos, com o levantamento de questões dirigidas aos alunos ou o esclarecimento das colocadas por estes. Na componente teórico-prática procurar-se-á debater, analisar e despertar os alunos para o conhecimento e a reflexão sobre temas diversos que integram as temáticas abordadas, bem como proporcionar linhas de investigação que possam sustentar o desenvolvimento de trabalhos práticos. 

Bibliografia

ARGAN, Giulio Carlo, Arte Moderna. Do Iluminismo ao Movimentos Contemporaneos. São Paulo: Companhia das Letras, 1992

DAIX, Pierre, Pour une histoire culturelle de l’art moderne. Le XXe Siècle, Paris: Éditions Odile Jacob, 2000.

DIDI-HUBERMAN, Georges, L’image survivante. Histoire de l’art et temps des fantômes selon Aby Warburg, Paris: Minuit, 2002.

DUTTON, Denis, Arte e instinto (tradução de João Quina Edições), Lisboa: Temas & Debates, 2010.

ECO, Umberto, Obra Aberta. 4ªed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1986.

FRANCASTEL, Pierre, Imagem, Visão e Imaginação. Lisboa: Edições 70, 1987.

GOMBRICH, Ernest, Art and Illusion: A Study in the Psychology of Pictorial Representation. Londres: Phaidon, 1960.

HATT, Michael; KLONK, Charlotte, Art History: A Critical Introduction to Its Methods, Manchester University Press, 2006.

HUYGHE, René, O Poder da Imagem. Lisboa: Edições 70, 1998.

MELO, Alexandre, Sistema da Arte Contemporânea, Lisboa: Documenta, 2012.

PANOFSKY, Erwin, A Perspectiva como Forma Simbólica. Lisboa: Edições 70, 1993.

PREZIOSI, Donald, The Art of Art History: A Critial Anthology. Oxford University Press, 2009.

Código

0201532

ECTS

7.5

Aulas

  • Orientação Tutorial - 15 horas
  • Teóricas - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 15 horas

Método de Avaliação

  • Trabalho de investigação: 80%
  • Trabalho desenvolvido durante os seminários: 20%