A unidade curricular tem como objetivo enquadrar o conhecimento no domínio da Geomorfologia. Perspetiva-se a evolução formativa dos alunos nos domínios cognitivo, afetivo e psicomotor.
Objetivos cognitivos:
Reconhecer a geomorfologia como ramo da geologia na interface com a geografia física;
Compreender o significado das formas do terreno no que respeita aos processos que conduziram à sua génese e a sua evolução ao longo do tempo;
Aplicar a geomorfologia à compreensão dos processos geológicos passados e presentes atuantes numa dada região;
Objectivos afectivos:
Apreender a magnitude dos processos de modelação da paisagem;
Apreender a escala de temporal dos fenómenos em geomorfologia
Objectivos psicomotores:
Proceder à definição e cálculo de bacias hidrográficas;
Manipular informação cartográfica para produzir um mapa de declives
Manipular informação cartográfica para produzir um esboço de uma carta geomorfológica.
1 INTRODUÇÃO
2 METEORIZAÇÃO DAS ROCHAS
2.1 Condições litológicas
2.2 Meteorização física e química
2.3 O controlo climático
3 MODELADO DOS INTERFLÚVIOS
3.1 Descrição geométrica de vertentes
3.2 Processos de transporte nas vertentes
3.3 Origem e evolução
3.4 Peneplanície e pediplanície
4 MODELADO DOS TALVEGUES
4.1 Erosão nos talvegues
4.2 Os cursos de água
4.3 Balanço hidrológico
4.4 Regime de escoamento
4.5 Tipos de drenagens
4.6 Noções básicas de hidráulica
4.7 Canais fluviais
4.8 Terraços fluviais
4.9 Redes de drenagem
5 RELEVOS ESTRUTURAIS
5.1 Influência da litologia e estrutura geológica no relevo
5.2 Relevo desenvolvido em rochas estratificadas
6 SUPERFÍCIES DE APLANAÇÃO
6.1 Plataformas de abrasão marinha.
6.2 Superfícies de erosão subaérea
6.3 Datação das superfícies de erosão
7 MORFOLOGIA DE REGIÕES VULCÂNICAS MODERNAS
7.1 Edifícios vulcânicos
7.2 Morfologia litoral em ilhas vulcânicas
Aulas Teóricas – Apresentação de material audiovisual ilustrativo dos conceitos e processos alvo de análise.
Aulas Práticas – Estudo de informação cartográfica e fotográfica; observação de fotografia aérea; realização de exercícios de análise de bacias hidrográficas, formas e estruturas geológicas; representação cartográfica de elementos geomorfológicos.
A unidade curricular poderá ainda beneficiar da utilização da plataforma de gestão de aprendizagem disponível na Universidade dos Açores, assim se potenciando a realização de atividades assíncronas.
BLOOM, A. L. (1998) – “Geomorphology. A systematic analysis of late Cenozoic landforms”. New Jersey. Prentice Hall, 482 p.
CHRISTOFOLETTI, A. (1980): “ Geomorfologia “, Univ. São Paulo, 2ª edição, São Paulo, 188p.
RISER, Jean - Erosão e paisagens naturais. Lisboa : Instituto Piaget, 1999. 127 págs
SPARKS, B.W. (1986): “ Geomorphology”, Third Edition, Longman, Hong Kong. 561p.
STRAHLER, A. & A. STRAHLER (2002): “Physical Geography – Science and Systems of the Human Environment”, 2nd edition, John Wiley & Sons, Inc., USA. 768p.
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