Introduction to Microeconomics

« Return

Objectives

1) Estudar o objeto da Economia, explorando a questão do problema económico e da economia como ciência social;
2) Estudar as teorias da procura, oferta e determinação do preço, incidindo sobre a análise das respetivas elasticidades e suas aplicações;
3) Estudar a teoria do comportamento do consumidor e a teoria da produção e respetivos custos;
4) Abordar a concorrência perfeita, monopólio, oligopólio e concorrência monopolística, considerando as caraterísticas específicas dessas organizações de mercados e do respetivo sistema de fixação de preços;
5) Adquirir conhecimentos relativos à compreensão dos assuntos anteriormente mencionados, com abordagem intuitiva e gráfica, permitindo a familiarização com os modelos apresentados e, em alguns casos, a respetiva formalização matemática.

Program

1. Os fundamentos da economia
1.1. Conceitos fundamentais da economia
1.2. Os três problemas da organização económica
1.3. As possibilidades tecnológicas da sociedade
1.4. O mecanismo de mercado
1.5. Comércio, dinheiro e capital
1.6. A mão invisível do governo

2. Princípios básicos da procura e da oferta
2.1. A função da procura
2.2. A função da oferta
2.3. O equilíbrio da procura e da oferta
2.4. Elasticidade preço da procura e da oferta

3. Procura e comportamento do consumidor
3.1. Escolha e teoria da utilidade
3.2. Uma abordagem alternativa: efeito de substituição e efeito rendimento
3.3. Da procura individual para a procura de mercado

4. Produção, organização empresarial e análise de custos
4.1. Teoria da produção e produtos marginais
4.2. A organização empresarial
4.2. Análise económica dos custos
4.3. Custo de oportunidade

5. Estruturas de mercado
5.1. Concorrência perfeita
5.2. Monopólio
5.3. Oligopólio
5.4. Concorrência monopolística

Teaching Methodologies

A unidade curricular baseia-se em aulas teórico-práticas. Para se alcançarem os objetivos é empregue uma combinação de vários elementos: exposição de conteúdos, discussão de casos de estudo, projetos em grupo e trabalhos escritos. A ênfase colocada nesta combinação de atividades tem como objetivo a compreensão e aplicação dos conceitos apresentados

Bibliography

Mankiw, G., (2015). Principles of Economics, Cengage Learning, 7th edition.

Mankiw, G., (2008). Introdução à Economia, Editora Campus, 6.ª Edição.

Samuelson, P. A. e Nordhaus, W. D., (2010). Economics, McGraw-Hill, 19th edition.

Samuelson, P. A. e Nordhaus, W. D., (2005). Microeconomia, McGraw-Hill, 18.ª Edição.

Code

0105005

ECTS Credits

6

Classes

  • Teóricas - 30 hours
  • Teórico-Práticas - 30 hours

Evaluation Methodology

  • Frequency: 75%
  • Individual and/or Group Work: 25%