Psicologia do Aconselhamento

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Objetivos

1. Adquirir conhecimentos acerca dos fundamentos conceptuais e históricos do aconselhamento;
2. Conhecer os principais modelos da psicologia do aconselhamento;
3. Adquirir conhecimentos acerca dos pressupostos básicos da psicologia do aconselhamento;
4. Conhecer as diversas competências e técnicas da psicologia do aconselhamento;
5. Aprofundar conhecimentos acerca de várias áreas de atuação da psicologia do aconselhamento;
6. Refletir sobre questões éticas e valores culturais implicados na prática da psicologia do aconselhamento.

Programa

1. Introdução à Psicologia do Aconselhamento.
1.1. Perspetiva histórica do Aconselhamento
1.2. Definições de Aconselhamento
1.3. Aconselhamento, Orientação, Psicoterapia

2. Teorias e modelos em Psicologia do Aconselhamento.
2.1. Modelos diretivos vs. não diretivos
2.2. Modelo psicanalítico
2.3. Modelo humanista (Abordagem centrada na pessoa)
2.4. Modelo cognitivo e comportamental

3. Questões éticas da intervenção psicológica.

4. Campos de aplicação profissional.
4.1. O papel do profissional
4.2. A prática do Aconselhamento
4.3. Contextos de Aconselhamento (e.g., saúde, família)
4.4. Aconselhamento com diversas populações (e.g., crianças, idosos)

Métodos de ensino

Esta unidade curricular está estruturada em aulas teóricas e teórico/práticas.
Nas aulas teóricas utilizam-se técnicas essencialmente expositivas e de discussão/reflexão.
Nas aulas teórico-práticas são analisados e discutidos artigos científicos. Recorre-se ainda ao visionamento de alguns vídeos. Nestas aulas é ainda prestado apoio à preparação e apresentação de trabalhos de grupo (recensão crítica). Em articulação com as aulas teóricas são realizados exercícios práticos/dinâmicas no sentido de os estudantes colocarem em prática competências utilizadas no aconselhamento.

Bibliografia

Brown, S. D., & Lent, R. W.(Eds.) (2005). Handbook of counseling psychology. Wiley.
Gonçalves, O. (2014). Terapias cognitivas: Teorias e práticas (6ª ed.). Afrontamento.
Leal, I. (Coord.) (2018). Psicoterapias. PACTOR.
Locke, D. C., Myers, J. E., & Herr, E. L. (Eds.) (2001). The handbook of counseling. Sage.
Ponterotto, J. G., Casas, J. M., Suzuki, L. A., & Alexander, C. M. (Eds.) (2010). Handbook of multicultural counseling. Sage.
Rogers, C. (1961). As características das relações de ajuda psicológica. In C. Rogers. Tornar-se pessoa (pp. 43-71). Artes Médicas.
Scheefer, R. (1983). Teorias do aconselhamento. Atlas.
Scheefer, R. (1989). Aconselhamento psicológico (7ª ed.). Atlas.
Watkins, E. Jr., Vicki L., & Campbell, V. L. (Eds.) (2000). Testing and assessment in counseling practice. Lawrence Erlbaum Associates.

Código

0105003

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • 1.ª Frequência: 35%
  • 2.ª Frequência: 35%
  • Recensão crítica : 30%