Qualidade Ambiental e Saúde

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Objetivos

Esta unidade curricular é composta por três módulos complementares. No módulo 1 (M1)“Ergonomia” (ERG) promove-se a aquisição de conhecimentos genéricos sobre Ergonomia, que permitam aos técnicos profissionais, responsáveis por sistemas de gestão, identificar necessidades de intervenção ergonómica no âmbito da sua missão de promoção da saúde, segurança e higiene no trabalho. No módulo 2 (M2), “Qualidade Ambiental e Saúde”(QAS), define-se Ambiente, Qualidade Ambiental e Saúde, discute-se fatores ambientais determinantes na saúde; infere-se sobre a relação entre a poluição da água, do solo e do ar e a saúde, e apresenta-se a relação entre alterações climáticas e saúde. No módulo 3 (M3), “Organização e Ação dos Serviços de Medicina Ocupacional” (OASMO), tem por objetivos o reconhecimento de políticas e estratégias de Saúde Ocupacional e a aquisição de conhecimentos para implementar serviços de Saúde Ocupacional nas empresas.

Programa

M1 (ERG) – Ergonomia: conceito e histórico; correntes e contributos; metodologias de intervenção. Antropometria: conceito e evolução; diferenças individuais; categorias e medidas antropométricas. Movimentação Manual de Cargas. Ecrãs de Visualização.

M2 (QAS) – Ambiente, qualidade ambiental e saúde: conceitos. Fatores ambientais determinantes da saúde, históricos e atuais. Poluição da água, do ar e do solo: origem dos poluentes, caracterização, circulação e tomada pelos organismos. Efeitos na saúde pública. Alterações Climáticas e Saúde.

M3 (OASMO) – Saúde Ocupacional: enquadramento histórico e legal. Saúde Ocupacional em sentido restrito e amplo. Definição de SST. Prevenção. Reparação. Acidentes de trabalho. Doença profissional. SST – Domínios Estratégicos da Empresa. Política de SST. Organização dos Serviços na Empresa. Planificação e Implementação. Monitorização e Medição. Avaliação do sistema de gestão de SST. Auditorias. Informação.

Métodos de ensino

No decorrer das aulas de M1 (ERG) são introduzidos, gradualmente, os conceitos teóricos necessários, procurando-se, logo de seguida, ilustrar a sua aplicabilidade através de exercícios práticos e teórico-práticos. A avaliação deste módulo realiza-se através de um trabalho escrito. As aulas de M2 (QASP) são de cariz expositivos mas também interativo, uma vez que se pretende incentivar os discentes a ler e criticar artigos da especialidade e, ainda, a investigar temáticas a partir da recolha bibliográfica. As aulas teórico-práticas são vocacionadas para a compreensão da relação entre a qualidade do ambiente e a saúde pública. A avaliação deste módulo é efetuada através de uma frequência com consulta de textos previamente analisados na aula. As aulas de M3 (OASMO) são de carácter expositivo, fornecendo conteúdos teóricos e práticos adequados à aprendizagem, que são avaliadas através de um teste escrito.
A classificação de frequência resulta da ponderação da classificação de cada módulo em função do respetivo número de horas, que corresponde a: 34%*M1 + 26%*M2 + 40%*M3.
A avaliação em exame pode ser realizada apenas nos módulos em que o estudante não obteve aprovação. Neste caso a classificação final corresponde à classificação obtida em exame no(s) módulos avaliados em exame e na classificação obtida em frequência no(s) restante(s) módulo(s), aplicando as ponderações previamente definidas para cada módulo.

Bibliografia

Cazamian, P. (1987). Traité D´Ergonomie, Ed. Octares.

Frumkin, H. (Ed.), 2005. Environmental Health: From Global to Local, J-B Public Health/Health Services Text.

Guérin, F., Laville, A., Douraffoure, J. & Kerguelen, A., 1991. Comprendre le Travail pour le transformer, ANACT.

Hill, M. K., 2010. Understanding environmental pollution. 3rd. ed., Cambridge University Press.

Jorgensen, E. (Ed. ), 2010. Ecotoxicology. Elsevier.

Krome, K.H.E., Grandjean, E., 2005. Manual de Ergonomia. Adaptando o trabalho ao Homem, 5º Ed. Bookman.

Kumar, S.,1999. Biomechanics in Ergomnomics, Taylor and Francis, London. Norma OHSAS 18001:2007

Pepper, I. L., C. P. Gerba & M. L. Brusseau (Eds.), 2006. Environmental and Pollution Science. 2nd. ed., Academic Press.

Pheasant, S., 1988. Anthropometry, Ergonomics and Design, Taylor and Francis, London.

Verlag Dashofer, 2008. Higiene, Segurança, Saúde e Prevenção de acidentes de Trabalho – Um Guia Prático para a sua actividade. Verlag Dashofer.

Código

0200852

ECTS

5

Aulas

  • Teóricas - 35 horas