Marketing Internacional

« Voltar

Objetivos

1) Apreender competências necessárias para a análise da influência do meio envolvente na atividade de marketing internacional;
2) Compreender a dinâmica e funcionamento dos mercados e dos processos de recolha de informação internacional;
3) Conhecer e saber operacionalizar as áreas de decisão em marketing internacional;
4) Desenvolver a compreensão e capacidade de tomada de decisão dos alunos face a problemas reais de marketing num ambiente internacional.

Programa

A cadeira de marketing internacional encontra-se dividida em cinco partes:

Parte 1 – Introdução ao marketing internacional
Parte 2 – Os ambientes internacionais: económico, social, cultural, político e legal
Parte 3 – Comportamento do consumidor
Parte 4 – Os mercados internacionais: fontes de informação e formas de acesso
Parte 5 – Concepção e implementação de um plano de Marketing Internacional

Métodos de ensino

Para se alcançarem os objetivos da cadeira é empregue uma combinação de vários elementos: exposição de conteúdos, apresentação de vídeos, discussão de casos de estudo, projetos em grupo e trabalhos escritos. A ênfase colocada nesta combinação de atividades tem como objetivo a compreensão e aplicação dos conceitos apresentados.

Bibliografia

Keegan, W. e Green, M. (2011). Global Marketing, 6ª Ed., Prentice Hall

Kotabe, M. e Helsen, K. (2010). Global Marketing Management, 5ª Ed., Hoboken, John Wiley & Sons, Inc.: NJ.

Czinkota, M., Kotabe, M. e Ronkainen, I. (2011). The Future of Global Business, New York: Routledge.

Viana, C. e Hortinha, J. (2002). Marketing Internacional, 2.ª Ed., Edições Sílabo: Lisboa.

Czinkota, M. e Ronkainen, I. (2004). International Marketing, 7.ª Ed., Thomson South-Western.

Johansson, J. (2003). Global Marketing Foreign Entry, Local Marketing, and Global Management, 3ª Ed., Mc Graw-Hill/Irwin

Código

0201016

ECTS

7.5

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 60%
  • Projeto em grupo: 40%