Psicologia da Inteligência e da Personalidade

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Objetivos

Inteligência

1. Compreender o alcance e o significado das teorias da inteligência;

2. Conhecer as diferentes teorias da inteligência, incluindo os respetivos limites e potencialidades;

3. Distinguir entre processos cognitivos básicos e superiores de realização cognitiva.

Personalidade

1. Adquirir conhecimentos sobre os modelos e as teorias da personalidade;

2. Compreender diferentes métodos de avaliação da personalidade;

3. Cooperar com os outros em projetos exploratórios de investigação

Avaliação da Inteligência e da Personalidade (componente prática)

1. Conhecer instrumentos utilizados na avaliação da inteligência e da personalidade, em crianças e em adultos, nomeadamente os aferidos para a população portuguesa;

2. Aplicar algumas provas de avaliação da inteligência, percebendo a lógica da respetiva cotação e interpretação de resultados;

3. Conhecer os princípios deontológicos da avaliação psicológica na área cognitiva e da personalidade.

Programa

I. Inteligência
1. Conceito de inteligência.
2. História da avaliação da inteligência.

           2.1. Contributos de Galton, Cattell e Binet

3. Perspetivas e abordagens da inteligência.

           3.1. Abordagem psicométrica (e.g., Spearman, Guilford)

           3.2. Teorias desenvolvimentais (e.g., Piaget)

           3.3.  Teorias de processamento da informação (e.g., Sternberg, Gardner).

4. Limites e potencialidades da avaliação da inteligência

5. Avaliação da inteligência: crianças, adolescentes e adultos (e.g., Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, Escalas de Avaliação da Inteligência de Wechsler: WPPSI-R, WISC-III, WAIS-III).

II. Personalidade

6. Conceito de personalidade.

7. Teorias da personalidade (e.g., Psicanalítica, Modelo Big Five).

8. Avaliação da personalidade (e.g., Eysenck Personality Questionnaire).

 

9. Propriedades psicométricas de instrumentos de avaliação: Precisão e Validade

10. Questões éticas na avaliação da inteligência e da personalidade.

Métodos de ensino

A metodologia de ensino envolve aulas teórias e aulas teórico-práticas. Para além de exposição teórica de diversos conteúdos, nas aulas teórico-práticas os alunos terão oportunidade de contactar diretamente com diversos instrumentos de avaliação da inteligência e da personalidade. Serão ainda desenvolvidas atividades de aplicação, cotação e interpretação de resultados de vários instrumentos de avaliação devidamente adaptados e validados para a população portuguesa.

Bibliografia

Aiken, L. R. (1999). Personality assessment: Methods and practices (3rd ed). Hogrefe & Huber Publishers.

Aiken, L. R. (2004). Assessment of intellectual functioning (2nd ed.). Plenum Press.

Anastasi, A., & Urbina, S. (2000). Testagem psicológica (7ª ed.). Artes Médicas.

Gonçalves, M. M., Simões, M. R., Almeida, L.S., & Machado, C. (Coords.) (2003). Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa (Vol. I). Quarteto.

Fernandez-Ballesteros, R., & Vizcarro Guarch, C. (2014). Evaluación psicológica: Conceptos, métodos y estudio de casos (2º ed.). Ed Pirámide.

Hall, C. S., & Lindsey, G. (1984), Teorias da Personalidade. EPU.

McCrae, R. R., Terracciano, A., & Members of the Pers. Profiles of Cultures Project. (2005). Personality profiles of cultures: Aggregate personality traits. Journal of Personality and Social Psychology, 89, 407-425.

Weiner, I. B. & Greene, R. L. (2008). Handbook of personality assessment. John Wiley & Sons.

Código

0105013

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas