Inteligência
1. Compreender o alcance e o significado das teorias da inteligência;
2. Conhecer as diferentes teorias da inteligência, incluindo os respetivos limites e potencialidades;
3. Distinguir entre processos cognitivos básicos e superiores de realização cognitiva.
Personalidade
1. Adquirir conhecimentos sobre os modelos e as teorias da personalidade;
2. Compreender diferentes métodos de avaliação da personalidade;
3. Cooperar com os outros em projetos exploratórios de investigação
Avaliação da Inteligência e da Personalidade (componente prática)
1. Conhecer instrumentos utilizados na avaliação da inteligência e da personalidade, em crianças e em adultos, nomeadamente os aferidos para a população portuguesa;
2. Aplicar algumas provas de avaliação da inteligência, percebendo a lógica da respetiva cotação e interpretação de resultados;
3. Conhecer os princípios deontológicos da avaliação psicológica na área cognitiva e da personalidade.
2.1. Contributos de Galton, Cattell e Binet
3. Perspetivas e abordagens da inteligência.
3.1. Abordagem psicométrica (e.g., Spearman, Guilford)
3.2. Teorias desenvolvimentais (e.g., Piaget)
3.3. Teorias de processamento da informação (e.g., Sternberg, Gardner).
4. Limites e potencialidades da avaliação da inteligência
5. Avaliação da inteligência: crianças, adolescentes e adultos (e.g., Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, Escalas de Avaliação da Inteligência de Wechsler: WPPSI-R, WISC-III, WAIS-III).
II. Personalidade
6. Conceito de personalidade.
7. Teorias da personalidade (e.g., Psicanalítica, Modelo Big Five).
8. Avaliação da personalidade (e.g., Eysenck Personality Questionnaire).
9. Propriedades psicométricas de instrumentos de avaliação: Precisão e Validade
10. Questões éticas na avaliação da inteligência e da personalidade.
A metodologia de ensino envolve aulas teórias e aulas teórico-práticas. Para além de exposição teórica de diversos conteúdos, nas aulas teórico-práticas os alunos terão oportunidade de contactar diretamente com diversos instrumentos de avaliação da inteligência e da personalidade. Serão ainda desenvolvidas atividades de aplicação, cotação e interpretação de resultados de vários instrumentos de avaliação devidamente adaptados e validados para a população portuguesa.
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