Animação Turística

« Voltar

Objetivos

1) Proporcionar aos alunos conhecimentos sobre os aspetos relacionados com a organização e gestão das empresas de Animação Turística;
2) Sensibilizar os alunos para os diversos aspetos relacionados com a operacionalização das atividades turísticas;
3) Analisar diferentes perfis e realidades de empresas e contribuir para o conhecimento do mercado e públicos-alvo;
4) Compreender o espírito empresarial na gestão das empresas de Animação Turística;
5) Analisar o enquadramento legal das empresas de Animação Turística.

Programa

1. Principais conceitos

1.1. Principais conceitos de animação
1.2. Antecedentes históricos

2. Caracterização da animação

2.1. Evolução e importância da animação sociocultural e turística
2.2. Tipos de animação
2.3. Estudo do público-alvo

3. O animador

3.1. Formação
3.2. Perfil
3.3. Funções

4. Programas e projetos de animação

4.1. Organização de eventos
4.2. Intervenientes nos programas de animação
4.3. Dinâmica de grupo lazer e animação - presente e futuro
4.4. Tendências da animação

5. Gestão empresarial da Animação Turística

5.1. Envolvimento da gestão de topo
5.2. Inter-relação com outros departamentos
5.3. Enquadramento legal das empresas de Animação Turística

Métodos de ensino

Os conteúdos teóricos serão expostos através de aulas ilustradas recorrendo às novas tecnologias incluindo as plataformas informáticas, videos e outros, Powerpoint e comunicação entre os alunos através do moodle. A componente prática será desenvolvida através de estudos de casos, Role- Play e simulação em contexto real quando aplicável e possivel.

Bibliografia

Abranja, N., Alcântara, A., Braga, C., Marques, A., & Nunes, R. (2012). Gestão de Agências de Viagens e Turismo. Lidel.

Almeida, P., & Araújo, S. (2017). Introdução à Gestão de Animação Turística (2ª ed.). Lidel.

Cunha, L. (2001). Introdução ao Turismo. Editorial Verbo.

Goleman, D. (2010). Inteligência Emocional. Círculo de Leitores.

Kusluvan, S. (2003). Managing Employee Attitudes and Behaviors in the Tourism and Hospitality Industry. Nova Science Publishers.

Pereira, O., Matos, P., & Dias, F. (2012). Manual de Animação Turística e Cultural. Media XXI.

Silva, F., & Umbelino, J. (Coord.) (2017). Planeamento e Desenvolvimento Turístico. Lidel.

Trilla, J. (Coord.) (2004). Animação Sociocultural: Teorias, Programas e Âmbitos. Instituto Piaget.

Vieira, J. (2015). Eventos e Turismo - Planeamento e Organização: Da Teoria à Prática. Edições Sílabo.

Código

0104695

ECTS

6

Aulas

  • Teórico-Práticas - 60 horas

Método de Avaliação

  • Trabalho de Grupo com a entrega de um relatório crítico sobre vários textos selecionados pelo docente: 50%
  • Trabalho de Grupo com a entrega e apresentação oral de um trabalho de conhecimento e reflexão sobre a realidade açoriana: 50%