Biblioteconomia e Arquivística

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Objetivos

1.Compreender o conceito de Sociedade da informação / Sociedade do conhecimento.
2.Conhecer as respetivas implicações.

3.Entender a biblioteconomia e a arquivística como disciplinas da ciência da informação.

4.Compreender e aplicar o conceito de "património documental".
5.Referenciar a principal legislação no âmbito do património arquivístico e bibliográfico.
6.Conhecer e discutir a missão e funções das bibliotecas e arquivos.

7.Dominar e aplicar os principais conceitos da biblioteconomia e da arquivística.
8.Distinguir e tipificar documentos bibliográficos e arquivísticos.
9.Identificar e distinguir guias, inventários e catálogos.
10.Conhecer normas e procedimentos, nacionais e internacionais, de classificação e de descrição documental.
11.Aplicar, no essencial, as normas e as orientações portuguesas de catalogação e de descrição documental arquivística.
12.Introduzir reflexões e práticas no âmbito da conservação dos documentos

Programa

1. Introdução.
1.1. Sociedade da informação e do conhecimento: conceito e novas competências.
1.2. Conceitos de Biblioteconomia e de Arquivística.
2. Património, bibliotecas e arquivos.
2.1. Conceções e proteção legal do património cultural e documental.
2.2. A hodierna biblioteca: tipologias, funções e serviços.
2.3. Os centros de arquivos: tipologias, funções e serviços.
3. Princípios básicos de organização e gestão de documentos.
3.1. Tipos de documentos e natureza dos arquivos / fundos.
3.2. Introdução à classificação, descrição e avaliação documental em arquivos.
3.3. Instrumentos de descrição e controlo documental.
3.4. Tipos de documentos e coleções em bibliotecas.
3.5. Introdução à catalogação e classificação documentais.
4. Noções e abordagens gerais à conservação de documentos.
4.1. A conservação preventiva.
4.2. Digitalização e conservação

Métodos de ensino

As aulas teóricas desenvolvem-se num método de tipo "expositivo misto". Sobre cada temática a docente faz uma exposição teórica, intercalada e/ou seguida por questões e problemas que envolvam os alunos na discussão. Tais questões, tanto podem ser colocadas pela docente como serão fomentadas a partir da indicação de leituras de fontes primárias e secundárias ("método da leitura dirigida") e da realização de investigações prévias ("método da pesquisa"). Esta última metodologia assume importância central nas aulas teórico-práticas e práticas, de apresentação, discussão e debate dos temas por parte dos alunos ("método da discussão"). Todas as aulas são também apoiadas por recursos e atividades disponíveis na plataforma Moodle (textos, fóruns, quizzes).

Bibliografia

ALBUQUERQUE, A.C. (2015). «Em foco a classificação: abordagens concetuais na Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia«. Encontros Bibli, v. 20, n.º 43: 20-46.BAD. Cadernos BAD: Revista da Ass. Port. de BAD. Lisboa [1968 – ].
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BORGES, M.ª Alice (2000). «A compreensão da sociedade da informação». Ciências da Informação, v. 29: 3, 2000.
CASANOVA, Mª. C. L.; PINHEIRO, A. C. (2020). «Arquivos e Bibliotecas em Portugal: Práticas de Conservação e Preservação para o Controlo da Biodeterioração ao longo de um século». Conservar Património.
COELHO, A.; NETO A. (2019-2020). «Arquivologia e Biblioteconomia: diferenças na atuação profissional e no tratamento de seus objetos». Revista ACB, v. 25, n.º 1, dez-mar.
DGARQ (2011). Orientações para a descrição Arquivística. 3ª v. Lisboa: DGARQ.
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GALVÃO, Rosa M.ª (coord.) (2010). Normas portuguesas de documentação e informação CT7. Lisboa: BNP: IQP.
SÉGUIN, C. (2020). «Le patrimoine documentaire au Québec: de la discrétion à la mise en lumière, avec BAnQ», I2D - Information, données & documents, v. 1, n.º1.
SILVA, A.M.; RIBEIRO, F.; RAMOS, J.; REAL, M.L (2002). Arquivística: teoria e prática de uma ciência da informação. Porto: Ed. Afrontamento, 2002.
THE NATIONAL ARCHIVES (2016). Archive Principles and Practices: an introduction to archives for non-archivists. UK: NA

Código

0105023

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas