Cidade e Património Urbano

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Objetivos

Competências genéricas:

Melhorar as capacidades de análise e síntese;

Desenvolver a capacidade de lidar com informação complexa, o espírito científico, o pensamento critico e original e a abertura interdisciplinar;

Melhorar a qualidade de expressão escrita e oral;

Familiarizar-se com as novas tecnologias de informação e comunicação;

Desenvolver o espírito de iniciativa, as capacidades de participação e de atuação em grupo.

Competências específicas:

Melhorar a perceção da relevância social do conhecimento acerca da cidade e dos valores patrimoniais urbanos;

Aprender a manejar instrumentos de trabalho e metodologias adequadas à produção de conhecimento sobre a cidade e o património; em particular, adquirir competências científicas e técnicas no âmbito da investigação e inventariação do património urbano;

Compreender a evolução da cidade portuguesa, reconhecer as morfologias e códigos de produção urbana e a relevância do património urbano português no mundo.

Programa

1. INTRODUÇÃO

1.1. A cidade, domínio pluridisciplinar.

1.2. O património urbano.

2. A CIDADE, VISÃO DIACRÓNICA: URBANÍSTICA E PATRIMÓNIO DO “UNIVERSO URBANÍSTICO PORTUGUÊS”

2.1. Formas primitivas do povoamento urbano e urbanística romana de colonização.

2.2. As cidades do Ocidente Peninsular na Antiguidade Tardia e na Alta Idade-Média.

2.3. As cidades do Gharb al-Andalus.

2.4. A cidade cristã medieval e a constituição da rede urbana do reino de Portugal.

2.5. Em tempos de “mundialização”: as cidades do Reino e as primeiras cidades coloniais.

2.6. Urbanística portuguesa da Idade Moderna: fortificação e mudança urbana; cidades coloniais de traçado regular; os traçados pombalinos.

3. O PATRIMÓNIO URBANO NA CIDADE ACTUAL

3.1. A invenção da cidade histórica e do património urbano.

3.2. Investigação, inventariação, proteção e ensino do património urbano.

3.3. Requalificação, reabilitação e conservação urbanas. Centros históricos e sustentabilidade cultural.

Métodos de ensino

Dada a natureza da unidade curricular, a função principal é atribuída ao discente, configurando-se o processo como uma aprendizagem.

As metodologias adotadas no processo de pensar em grupo são:

a) a discussão dirigida,

b) o seminário propriamente dito, ambos centrados na apresentação e debate de temas preparados por discentes, a partir da bibliografia proposta, ou na apresentação e debate dos trabalhos em curso.

A valorização do método interativo pretende garantir uma aprendizagem participada e crítica.

A componente teórico-prática das apresentações completar-se-á com a abordagem de materiais informativos de diversa natureza, com vista a um equacionamento multifacetado dos problemas da cidade e do património urbano.

Bibliografia

CHOAY, F., A alegoria do património, Lisboa, 2000.

Cidade e Democracia. 30 Anos de Transformação Urbana em Portugal, coord. A. Domingues, Lisboa, 2006.

GIOVANNONI, G., L’urbanisme face aux villes anciennes, Paris, 1998.

Histoire de l’Europe urbaine, dir. por Jean-Luc Pinol, 2 vols., Paris, 2003.

KOSTOF, S., The City Shaped, Urban Patterns and Meanings Through History, London, 1991.

KOSTOF, S., The City Assembled. The Elements of Urban Form Through History, London, 1992.

Plural de cidade: novos léxicos urbanos, org. por Carlos Fortuna e Rogério Proença Leite, Coimbra, 2009.

QUEIROZ, F.; PORTELA, A., Conservação urbana e territorial integrada. Lisboa, 2009.

REGATÃO, J., Arte pública e os novos desafios das intervenções no espaço urbano, s/l, 2010.

ROSSA, W., A urbe e o traço. Uma década de estudos sobre o urbanismo português, Coimbra, 2002.

TEIXEIRA, M.; VALLA, M., O urbanismo português, séculos XIII-XVIII, Portugal-Brasil, Lisboa, 1999.

Código

0201536

ECTS

7.5

Aulas

  • Orientação Tutorial - 15 horas
  • Teóricas - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 15 horas

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação: 10%
  • Trabalho de investigação: 90%