Ecossistemas Aquáticos

« Voltar

Objetivos

Pretende-se com esta unidade curricular dotar os alunos do conhecimento do modo como os fatores climáticos, geológicos, hidrológicos, morfológicos, físico-químicos e biológicos modelam os ecossistemas aquáticos, determinando a respetiva estrutura e funcionamento. Os estudantes aprenderão os aspetos físicos e químicos dos sistemas aquáticos e as adaptações e estratégias ecológicas dos organismos aquáticos. No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de aplicar os conceitos ecológicos gerais aos ecossistemas aquáticos de modo a analisar o seu funcionamento e o impacte das atividades humanas neste, capacitando-os para a intervenção na gestão/conservação/recuperação destes ecossistemas.

Programa

1. Propriedades da água e ciclo da água. Distribuição da luz, calor e substâncias químicas;

2. Características abióticas e adaptação dos organismos. Requisitos individuais, fatores abióticos, recursos e utilização da energia;

3. Ecossistemas dulçaquícolas. Definição, tipos e hidrologia das zonas húmidas. Caracterização e classificação de rios e ribeiros. Interação rio-bacia. Origem, morfologia e estrutura física dos lagos. Habitats lacustres;

4. O Oceano. Zonação. Produtividade marinha, afloramentos costeiros. Processos litorais: deriva litoral, erosão e deposição;

5. Biodiversidade nos ecossistemas aquáticos;

6. Interações bióticas: competição, herbivoria, predação, parasitismo e simbiose. Redes tróficas;

7. Estrutura das comunidades, riqueza específica e diversidade;

8. Abordagem geral aos ecossistemas. Produtividade primária e secundária. Fluxo de energia e dinâmica de nutrientes. Biodiversidade e funcionamento dos ecossistemas. Sucessão sazonal. Perturbações antropogénicas.

Métodos de ensino

A lecionação engloba aulas teórico-práticas, práticas laboratoriais e saídas de campo. As aulas teórico-práticas incluem uma componente expositiva e estão programadas para direcionar o aluno para os aspetos fundamentais das componentes abiótica e biótica de modo a compreender os padrões gerais de funcionamento dos ecossistemas aquáticos. Serão analisados e discutidos exemplos concretos de diversos tipos de ecossistemas. A consolidação, integração e aplicação dos conhecimentos adquiridos será aprofundada e conseguida nas aulas práticas, através da observação de amostras e experimentação. O processo formativo deverá contar com a participação ativa dos estudantes ao nível de colocação de questões e outras manifestações de interesse, que permitam a discussão em sala e a consolidação do conhecimento adquirido.

Bibliografia

Brönmark C., Hansson L.-A. 2005. The Biology of Lakes and Ponds, 2 ed. Oxford University Press, New York, 285 pp.

Dodds W.K., Whiles M.R. 2010. Freshwater Ecology: Concepts and Environmental Applications of Limnology. Academic Press, Amsterdam, 811 pp.

Goreau T.J., Kent R. (Eds) 2012. Trench Innovative methods of marine ecosystem restoration. CRC Press, Boca Raton, 312 pp.

Lampert W., Sommer U. 1997. Limnoecology: The Ecology of Lakes and Streams. Oxford University Press, New York, 382 pp.

Levinton J.S. 2011. Marine biology : function, biodiversity, ecology. Oxford University Press, New York, 588 pp.

Maitland P.S., Morgan N.C. 2001. Conservation management of freshwater habitats: lakes, rivers and wetlands. Kluwer Academic Publishers, Boston, 233 pp.

Mann K., Lazier J. 2006. Dynamics of Marine Ecosystems: Biological-Physical Interactions in the Oceans. Blackwell Publishing, Maldwel, 491 pp.

Wetzel R.G., Likens G.E. 1991. Limnological Analyses, 2nd Ed. Springer-Verlag, New-York, 391 pp

Código

0105962

ECTS

6

Aulas

  • Práticas e Laboratórios - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Dois relatórios práticos: 40%
  • Dois testes teóricos: 60%