Esta disciplina tem como principal objetivo proporcionar aos alunos os conhecimentos sobre a gestão, planeamento e operacionalização aplicada às empresas de Turismo, tendo em conta as especificidades do sector e o efeito multiplicador que as atividades turísticas exercem na economia.
1. Gestão das Organizações
1.1. Estratégias de Tomada de Decisão
1.2. Motivação e Comunicação Interna e Externa
1.3. Mudança organizacional
2. Gestão das Operações Turísticas
2.1. Planeamento e Estratégia Empresarial
2.2. Estrutura Organizacional do Sistema Turístico
2.3. Mercado Turístico
2.4. Marketing de Serviços, Marketing Turístico e Marketing Hoteleiro
2.5. Gestão dos Recursos
Será efetuada uma abordagem teórico-prática. Serão utilizados casos práticos de modo a analisar situações das empresas.
Ai Quintas, M. (2006) Organização e Gestão Hoteleira. INFT.
Rutherford D, O’Fallon M, Hotel Management and Operations (2006), John Wiley and Sons, Inc.
Rastogi A. P., Travel Agency Operation (2007), Aman Publications
Beni, M. (2001) Análise Estrutural do Turismo. Senac
Costa, R.,Sousa, T. (2011) Introdução à Gestão Comercial Hoteleira.
Couto, G. (2009) Empreendedorismo, Espírito Empresarial e Responsabilidade Social. CEEApla.
Couto, J., Faias, C., Soares Faias, C. (2009) Marketing Turístico: Conceitos e Tendências. CEEApla.
Enz. C.A., (2010) Strategic Pricing in European Hotels: 2006-2009. CHR – Cornell Hospitality Report, Cornell University
Haley, M. (2004) It Really should be called Profit Management. Hospitality Upgrade
Jones P, Lockwood A, Hospitality Operations (2003). Thomson Learning
MONIZ, A. (2009) “A Sustentabilidade do Turismo em Ilhas de Pequena Dimensão: O Caso dos Açores”. CEEApla
Teixeira, Sebastião. (2010) Gestão das Organizações. Verlag dashofer
0201010
7.5