Water Resources

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Objectives

1. Compreender a importância da água e descrever os vários reservatórios do Ciclo da Água numa perspetiva quantitativa e qualitativa

2. Caracterizar as variáveis hidrológicas e compreender as metodologias de medição das mesmas

3. Descrever o escoamento de superfície e os métodos de medição, incluindo fenómenos hidrológicos extremos

4. Compreender a génese de lagos naturais e a respetiva classificação, assim como os processos hidrológicos nestas massas de água

5. Compreender a ocorrência e circulação da água subterrânea, assim como os principais mecanismos que modificam a sua composição

6. Caracterizar a composição química da água nas massas de superfície e subterrâneas

7. Caracterizar o quadro regulador e institucional relativo aos Recursos Hídricos em Portugal e na União Europeia.

8. Caracterizar a situação dos recursos hídricos nos Açores

Program

1. INTRODUÇÃO AOS RECURSOS HÍDRICOS

1.1 O ciclo hidrológico

1.2. Noção de bacia hidrográfica e sua relevância

2. VARIÁVEIS HIDROLÓGICAS

2.1 Precipitação

2.2 Evaporação

2.3 Infiltração

3. ESCOAMENTO DE SUPERFÍCIE

3.1 Caracterização e medição do escoamento

3.2 Caracterização das cheias

3.3 Problemas de qualidade da água

4. LIMNOLOGIA

4.1 Génese e classificação de lagos

4.2 Processos hidrológicos em lagos

4.3 Problemas de qualidade da água

5. NOÇÕES DE HIDROLOGEOLOGIA

5.1 Evolução histórica e importância

5.2 Escoamento subterrâneo

5.3 Composição química da água subterrânea (AS) e reações químicas que a modificam

5.4 Poluição da água subterrânea

6. QUADRO REGULADOR E INSTITUCIONAL

6.1 A abordagem da União Europeia

6.2 A abordagem em Portugal

6.3. Normas de qualidade da água

7. SITUAÇÃO DOS RH NOS AÇORES

Teaching Methodologies

Aulas Teóricas - ensino teórico baseado no MS-PowerPoint, para que a matéria seja explanada de uma forma atrativa.

Aulas Práticas - incluem a resolução computacional de problemas relacionados com a matéria lecionada, assim como a realização, em grupos, de um caso de estudo visando o planeamento e a definição de medidas de gestão de recursos hídricos numa zona geográfica a definir.

A unidade curricular poderá ainda beneficiar da utilização da plataforma de gestão de aprendizagem disponível na Universidade dos Açores, assim se potenciando a realização de atividades assíncronas.

Bibliography

Aswathanarayana, U. (2001). Water resources management and the environment. Balkema, 422 p.

Berner, E. e Berner, R. (1996) - Global environment. Water, air and geochemical cycles. Prentice Hall, 376 p.

Cech, T. (2005) – Principles of water resources. John Wiley 􀀀 Sons, 468 p.

Dingman, S. (1993) - Physical hydrology. Macmillan, 575 p.

Custodio, E. e Llamas, M. (1983) - Hidrologia subterranea. Omega, 2350 p.

Fitts. C. (2002) Groundwater Science. Academic Press, 450 p.

Lencastre, A. e Franco, F. (1992) – Lições de Hidrologia. Universidade Nova de Lisboa, 453 p.

Pennington, K. e Cech, T. (2010) – Introduction to water resources and environmental issues. Cambridge University Press, 457 p.

Veiga da Cunha, L., Gonçalves, A., Figueiredo, V. e Lino, M. (1980) – A gestão da água. Fundação Calouste Gulbenkian, 697 p.

Ward, A. e Elliot, W. (1995) - Environmental hydrology. CRC Press, 462 p.

Code

0105711

ECTS Credits

5

Classes

  • Orientação Tutorial - 2 hours
  • Práticas e Laboratórios - 30 hours
  • Teóricas - 30 hours