1. Conhecer os aspetos psicossociais relativos à preservação e à promoção da saúde, à superação da doença, à compreensão e à adesão ao tratamento, à reabilitação (física, mental, social, profissional, entre outros).
2. Compreender como se processa a influência de diversas condicionantes dos comportamentos saudáveis e o seu contributo para moldar atitudes, decisões e práticas ao longo do ciclo de vida:
3. Assimilar vocabulário técnico relativo aos principais construtos psicossociais implicados na análise de comportamentos relacionados com a saúde;
4. Aplicar as teorias versadas na análise de casos.
5. Compreender a influência do stresse na saúde do indivíduo e conhecer estratégias de coping para o controlar evidenciando compreender como se processa o ciclo da intervenção de modificação de comportamentos relacionados com a saúde.
6. Identificar os princípios fundamentais de uma intervenção eficaz na alteração de comportamentos no âmbito da saúde.
7. Conhecer programas de intervenção psicossocial na promoção e proteção da saúde e na prevenção primária:
planeando intervenções vocacionadas para a resolução de casos simulados e/ou reais;
o experimentando metodologias e estratégias de intervenção;
o concebendo a avaliação de resultados e impactos como parte integrante e imprescindível do processo de intervenção.
Esta disciplina mobiliza métodos, quer centrados no professor e numa exposição dialogada, quer centrados no estudante, através da realização de atividades individuais e em grupo que contemplam:
A disponibilização de materiais é assegurada através da partilha de links e de ficheiros via Moodle e do email da turma. A orientação dos trabalhos será efetuada na aula e o esclarecimento de dúvidas será realizado presencialmente e através do Moodle.
ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM
Decorrendo da metodologia adotada, as atividades de aprendizagem apresentam um carácter diversificado, podendo integrar:
a) A realização dos trabalhos práticos da disciplina, que incluem:
i. a análise e discussão, em grupo alargado, de casos práticos;
ii. a leitura orientada de textos de apoio com a elaboração de sínteses coletivas;
iii. apresentação de um artigo à escolha da revista Psicologia, Saúde e Doenças;
b) A apresentação, em grupo, no formato de comunicação científica, das opções concetuais e metodológicas e dos resultados da investigação empírica realizada sobre um domínio de incidência da Psicologia da Saúde. A sua comunicação à turma deverá ser realizada em 20 minutos, prevendo-se 15 minutos para apresentação e 5 minutos para dinamizar/responder a questões do grande grupo;
c) A apresentação e discussão das opções concetuais e metodológicas de um projeto de intervenção psicossocial/individual em comportamentos de saúde;
d) A realização, em grupo, de um relatório que integra uma síntese da investigação produzida num campo específico da Psicologia da Saúde e os procedimentos e resultados da recolha e análise de dados empíricos.
NOTA: No decurso da lecionação da unidade curricular serão disponibilizadas referências bibliográficas e de filmografia de acordo com a área temática em análise e as necessidades dos estudantes.
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