Investigação em Psicologia I

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Objetivos

1. Caracterizar a natureza, objetivos e limites da investigação psicológica;

2. Descrever diferentes métodos de investigação quantitativa, distintos instrumentos de pesquisa e de diagnóstico e processos de recolha, organização e interpretação de dados psicológicos, sabendo tomar decisões investigação com base nesse conhecimento.

3. Reconhecer procedimentos de divulgação da investigação, compreendendo a sua utilidade e importância para o saber científico.

4. Evidenciar recetividade ao questionamento, assente na discussão e no debate, acerca de aspetos de natureza teórica e metodológica da investigação científica de enfoque quantitativo no domínio da Psicologia.

5. Valorizar a indagação, no sentido duma atualização permanente de competências necessárias para a prática da investigação científica no domínio da Psicologia.

Programa

Componente teórica:
I: Introdução à investigação em Psicologia

1.1. Ciência e conhecimento científico.

1.2. Ciência psicológica e investigação.

1.3. Evolução histórica da investigação em Psicologia.

II: Processo de investigação de enfoque quantitativo e hipotético-dedutivo

2.1. A definição do problema.

2.2. Identificação, definição e controlo de variáveis

2.3. Formulação de hipóteses.

2.4. Designs de investigação.

2.5. Critérios e processos de amostragem.

2.6. Instrumentos de recolha de dados.

2.7. Procedimentos de recolha de dados e questões éticas associadas.

2.8. Dos dados aos resultados.

III: Divulgação da investigação

3.1. Formatos de comunicação científica.

3.2. Audiências e estilos de comunicação.

Componente teórico-prática:
1) Identificação de um problema de investigação;
2) Pesquisa bibliográfica sobre o tema dos trabalhos;
3) Redação do estado da arte;
4) Definição de objetivos e hipóteses, incluindo identificação e operacionalização de variáveis e sua relação;
5) Seleção do design do estudo;
6) Seleção e caracterização dos instrumentos de recolha de dados;
7) Definição de procedimento de amostragem e recrutamento de participantes;
8) Definição de procedimentos de recolha de dados, incluindo questões éticas;

9) Definição de procedimentos de análise de dados;
10) Redação do projeto;
11) Apresentação dos projetos em aula, em formato de comunicação científica com suporte audiovisual e discussão em grande grupo.

Métodos de ensino

Os conteúdos programáticos da Unidade Curricular de Investigação em Psicologia I encontram-se organizados em função das componentes da UC: Teórica e Teórico-prática.

A componente teórica da UC privilegia a exposição de conteúdos pelo docente, a discussão em grande grupo e a leitura de artigos científicos e sua discussão pelos estudantes.

A componente teórico-prática da UC encontra-se organizada em torno das diferentes etapas necessárias ao desenvolvimento de um pequeno projeto de investigação quantitativa em Psicologia, realizado em grupo e monitorizado/supervisionado pelo docente.

Bibliografia

Almeida, L. S. & Freire, T. (2017). Metodologia da Investigação em Psicologia e Educação (5ª Ed. revista). Psiquilíbrios.

American Psychological Association. (2019). Publication manual of the American Psychological Association (7th Ed.). APA.

Fernandes, E. & Almeida, L. (2001). Métodos e técnicas de avaliação: contributos para a prática e investigação psicológicas. CEEP-UM.

Martins, C. (2011). Manual de análise de dados quantitativos com recurso ao IBM SPSS: Saber decidir, fazer, interpretar, redigir. Psiquilíbrios.

Miller, S. A. (2017). Developmental Research Methods (5th Ed.). Sage.

Código

0105710

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 50%
  • Trabalho de investigação: 50%