1. Caracterizar a natureza, objetivos e limites da investigação psicológica;
2. Descrever diferentes métodos de investigação quantitativa, distintos instrumentos de pesquisa e de diagnóstico e processos de recolha, organização e interpretação de dados psicológicos, sabendo tomar decisões investigação com base nesse conhecimento.
3. Reconhecer procedimentos de divulgação da investigação, compreendendo a sua utilidade e importância para o saber científico.
4. Evidenciar recetividade ao questionamento, assente na discussão e no debate, acerca de aspetos de natureza teórica e metodológica da investigação científica de enfoque quantitativo no domínio da Psicologia.
5. Valorizar a indagação, no sentido duma atualização permanente de competências necessárias para a prática da investigação científica no domínio da Psicologia.
Componente teórica:
I: Introdução à investigação em Psicologia
1.1. Ciência e conhecimento científico.
1.2. Ciência psicológica e investigação.
1.3. Evolução histórica da investigação em Psicologia.
II: Processo de investigação de enfoque quantitativo e hipotético-dedutivo
2.1. A definição do problema.
2.2. Identificação, definição e controlo de variáveis
2.3. Formulação de hipóteses.
2.4. Designs de investigação.
2.5. Critérios e processos de amostragem.
2.6. Instrumentos de recolha de dados.
2.7. Procedimentos de recolha de dados e questões éticas associadas.
2.8. Dos dados aos resultados.
III: Divulgação da investigação
3.1. Formatos de comunicação científica.
3.2. Audiências e estilos de comunicação.
Componente teórico-prática:
1) Identificação de um problema de investigação;
2) Pesquisa bibliográfica sobre o tema dos trabalhos;
3) Redação do estado da arte;
4) Definição de objetivos e hipóteses, incluindo identificação e operacionalização de variáveis e sua relação;
5) Seleção do design do estudo;
6) Seleção e caracterização dos instrumentos de recolha de dados;
7) Definição de procedimento de amostragem e recrutamento de participantes;
8) Definição de procedimentos de recolha de dados, incluindo questões éticas;
9) Definição de procedimentos de análise de dados;
10) Redação do projeto;
11) Apresentação dos projetos em aula, em formato de comunicação científica com suporte audiovisual e discussão em grande grupo.
Os conteúdos programáticos da Unidade Curricular de Investigação em Psicologia I encontram-se organizados em função das componentes da UC: Teórica e Teórico-prática.
A componente teórica da UC privilegia a exposição de conteúdos pelo docente, a discussão em grande grupo e a leitura de artigos científicos e sua discussão pelos estudantes.
A componente teórico-prática da UC encontra-se organizada em torno das diferentes etapas necessárias ao desenvolvimento de um pequeno projeto de investigação quantitativa em Psicologia, realizado em grupo e monitorizado/supervisionado pelo docente.
Almeida, L. S. & Freire, T. (2017). Metodologia da Investigação em Psicologia e Educação (5ª Ed. revista). Psiquilíbrios.
American Psychological Association. (2019). Publication manual of the American Psychological Association (7th Ed.). APA.
Fernandes, E. & Almeida, L. (2001). Métodos e técnicas de avaliação: contributos para a prática e investigação psicológicas. CEEP-UM.
Martins, C. (2011). Manual de análise de dados quantitativos com recurso ao IBM SPSS: Saber decidir, fazer, interpretar, redigir. Psiquilíbrios.
Miller, S. A. (2017). Developmental Research Methods (5th Ed.). Sage.
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