Ciência e Desenvolvimento

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Objetivos

No fim do semestre, o aluno deverá ser capaz de:

1) compreender os conceitos fundamentais subjacentes à prática científica em geral;
2) adotar uma posição crítica sobre os problemas epistemológicos tratados;
3) avaliar criticamente (à luz dos conhecimento adquiridos ao longo do semestre) os resultados do trabalho científico;
4) distinguir entre ciência, pseudociência e má ciência;
5) avaliar o papel dos valores na ciência e a responsabilidade social do cientista.

Programa

1- Noções fundamentais de epistemologia: o raciocínio científico; leis da natureza; modelos e tipos de explicação científica.
2- O indutivismo (em Mill e no positivismo lógico) e os seus críticos (Popper, Kuhn e Feyerabend).
3- O problema da pseudociência e a sua relevância social.
4- O problema dos valores na ciência: a dicotomia facto-valor; a tese da neutralidade axiológica da ciência; o papel dos valores na ciência.
5- Ciência e políticas públicas: a responsabilidade social e moral do cientista.
6- O problema da existência de leis psicológica e de leis sociais.
7- A perspetiva fenomenológica e hermenêutica sobre a ciência: ciência e mundo da vida na fenomenologia de Husserl; a conceção hermenêutica da ciência (Heidegger e Gadamer).
8- Ciência social e crítica social em Habermas e Bourdieu.
9- Pensamento crítico e educação científica

Métodos de ensino

As sessões do seminário iniciam-se com a exposição da matéria por parte do docente e terminam com uma
discussão coletiva dos assuntos tratados.
São privilegiadas as seguintes atividades de aprendizagem:

– leitura da bibliografia recomendada;
– discussão da matéria lecionada;
– análise de textos fundamentais;
– acompanhamento pessoal do trabalho dos alunos

A avaliação será feita com base na apresentação de um trabalho de investigação com uma extensão de 12-15 páginas. A entrega do trabalho será precedida por uma apresentação oral do mesmo, seguida de debate.

Bibliografia

- Davidson, D., Essays on Actions and Events, Oxford, Clarendon Press, 1980.
- Douglas, H., Science, Policy, and the Value-Free Ideal, University of Pittsburg Press, 2009.
- Husserl, E., La crise des sciences européennes et la phénoménologie transcendentale, Paris, Gallimard, 1976.
- Hansson, S., “Science and Pseudo Science”. In: Stanford Encyclopedia of Philosophy, Stan-ford, CA, Stanford University, 2009. (http://plato.stanford.edu/entries/pseudo-science/).
- Kuhn, T., A estrutura das revoluções científicas, São Paulo, Ed. Perspectiva, 1991.
- Machamer, P. and Silberstein, M., The Blackwell Guide to the Philosophy of Science, Ox-ford, Blackwell.
- Papineau, D., The Philosophy of Science, Oxford, Oxford University Press, 1997.
- Popper, K., Conjectures and Refutations, London, Routledge, 1972.
- Weber, M. Sobre a Teoria das Ciências Sociais, Lisboa, Ed. Presença, 1977.

Código

0200682

ECTS

7.5

Aulas

  • Teóricas - 20 horas
  • Teórico-Práticas - 20 horas

Método de Avaliação

  • Conforme Métodos de Ensino: 100%