Seminário de Acompanhamento

« Voltar

Objetivos

São objetivos e competências principais do Seminário de Acompanhamento a discussão de temas propostos pelos alunos ou pelos docentes e o aperfeiçoamento de metodologias adequadas à aquisição, tratamento e apresentação de informação que potenciem um contributo científico original.

Programa

Dada a natureza da UC os conteúdos programáticos assumirão feições metodológicas ou temáticas de acordo com as necessidades e preferências expressas pelos participantes.

Métodos de ensino

As metodologias de ensino da UC baseiam-se numa combinação dos papéis do docente e dos alunos. Corresponde ao papel do docente estimular a troca e discussão de ideias e experiências e a resolução de dúvidas e questões colocadas pelos alunos. Corresponde ao papel dos alunos participar, por via presencial ou remota, da troca e discussão de ideias e experiências, colocar dúvidas e questões relacionadas com a elaboração dos seus trabalhos finais e apresentar o estado dos referidos trabalhos quando e como lhes for solicitado.

Bibliografia

BABELON, J.-P.; La Notion de Patrimoine, Liana Levi, 1994. ISBN: 2-86746-246-0

BELL, J.; Como Realizar um Projecto de Investigação: Um Guia para a Pesquisa em Ciências Sociais e da Educação, Gradiva, 2008. ISBN: 978-972-662-524-7

CARDOSO, T.; ALARCÃO, I.; CELORICO, J.; Revisão da literatura e sistematização do conhecimento, Porto Editora, 2010

CHOAY, F. ; A Alegoria do Património, Edições 70, 2006. ISBN: 972-44-1205-9

CHOAY, F.; As Questões do Património. Antologia para um Debate, Edições 70, 2011. ISBN: 978-972-44-1624-3

CILIBERTO, E.; SPOTO, G.; Modern Analytical Methods in Art and Archaeology, John Wiley & Sons, Inc., 2000. ISBN: 0-471-29361-X

CREAGH, D.; BRADLEY, D.; Physical Techniques in the Study of Art, Archaeology and Cultural Heritage, Elsevier, 2007

FERNANDÉZ-ARENAS, J.; Teoría y Metodología de la Historia del Arte, Editorial del Hombre, 1982. ISBN: 84-95887-04-2

MOORE, N.; How to Do Research: A Practical Guide to Designing and Managing Research Projects, Facet Publishing, 2006

SOUSA, M. J.; BAPTISTA, C. S.; Como Fazer Investigação, Dissertações, Tese e Relatórios Segundo Bolonha, Pactor, 2011. ISBN: 9789896930011

RIEGL, A.; O culto moderno dos monumentos e outros ensaios estéticos,1858-1905. ISBN: 978-972-44-1713-4

Código

0201516

ECTS

6

Aulas

  • Seminário - 30 horas

Método de Avaliação

  • Avaliação Atribuída pelo(s) Orientador(es) Científico(s) : 100%