Estágio Pedagógico I

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Objetivos

1. Assegurar momentos de lecionação mobilizando conhecimentos científicos das áreas de docência, das didáticas e da educação em geral em contextos de Educação Pré-escolar.

2. Tomar decisões relativas à prática educativa numa abordagem reflexiva e investigativa.

3. Planificar situações educativas alinhadas com o currículo formal e adequadas aos contextos.

4. Implementar práticas educativas com flexibilidade, gerindo situações (im)previstas, num ambiente pautado por princípios éticos e deontológicos e respeitador da diversidade entre crianças, com vista à consecução de aprendizagens relevantes

5. Desenvolver procedimentos de avaliação, promotores da regulação dos processos de aprendizagem e de balanço dos resultados.

6. Promover processos de trabalho colaborativo, com a comunidade escolar e com a comunidade educativa alargada.

7. Estruturar procedimentos de reflexão facilitadores da análise crítica da intervenção, argumentando lógicas de compreensão e de melhoria do ensino.

Programa

Tratando-se de uma Unidade Curricular (UC) de estágio, os conteúdos programáticos versam os processos inerentes ao desempenho dos estudantes em:

1) Planificação do processo educativo em educação de infância (teoria curricular, documentos norteadores, prioridades educativas, componentes e articulação das opções educativas);

2) Ação educativa em contexto (desenvolvimento do currículo em situações previamente planeadas ou ocasionais, operacionalização de metodologias, dinâmica da sala de atividades e construção das interações);

3) Avaliação da ação desenvolvida (conceitos e procedimentos relativos à avaliação formativa e sumativa da aprendizagem e à capacidade de reflexão sobre a ação).

Métodos de ensino

O Estágio implica a imersão e intervenção em contexto educativo de pré-escolar, num total de 230 horas de contacto, de acordo com o “Regulamento dos Estágios Pedagógicos dos Mestrados em Ensino da UAc”. A orientação tutorial (40 horas) serve para apoiar os alunos na planificação de sequências didáticas, na construção e revisão de materiais pedagógicos e na reflexão e análise crítica do trabalho implementado. O tempo de seminário (45 horas) é destinado, em grupo alargado, à análise dos contextos educativos do estágio, ao aprofundamento da integração das opções tomadas e à definição de propostas globais de trabalho a desenvolver.

São elementos de avaliação:

1) A conceção de um projeto individual de intervenção educativa;

2) O desempenho na lecionação supervisionada, na avaliação das opções tomadas e do impacto desta nas aprendizagens das crianças e na reconstrução da ação educativa futura;

3) A reflexão nos seminários. O domínio da língua será continuamente avaliado.

Bibliografia

- Altet, M. (2000). Análise das Práticas dos Professores e das Situações Pedagógicas. Porto: Porto Editora

- Lopes da Silva, M.I. (1997). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Editorial do Ministério da Educação.

- Ministério da Educação (1996). Educação Pré-Escolar em Portugal. Lisboa: Editorial do Ministério da Educação.

- Ministério da Educação (1998). Qualidade e Projecto na Educação Pré-escolar. Lisboa: Editorial do Ministério da Educação

- Portugal, G. & Laevers, F. (2010) Avaliação em Educação Pré-Escolar. Sistema de acompanhamento das crianças. Porto: Porto Ed.

- Saracho, O.N & Spodek, B. (2003). Recent Trends and Innovations in the Early Childhood Education Curriculum. Early Child Development and Care, 173 (2-3), 175-183.

- Vasconcelos, T. (Coord.) et al (2011). Trabalhos por Projetos na Educação de Infância: Mapear Aprendizagens, Integrar Metodologias. Lisboa: DGIDC/MEC

- Zufiaurre, B. & Gabari, M.I. (2002). Didáctica para Maestras. Madrid. Editorial CCS

Código

0201391

ECTS

20

Aulas

  • Estágio - 230 horas
  • Orientação Tutorial - 6 horas
  • Seminário - 45 horas
  • Teórico-Práticas - 15 horas

Método de Avaliação

  • Conforme Métodos de Ensino: 100%