Marketing e Relações Públicas

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Objetivos

Pretende-se com esta disciplina desenvolver nos alunos o pensamento e a capacidade de planear no âmbito do Marketing e Relações Públicas, habilitando-os a integrarem-se e comunicarem no âmbito das organizações, bem como ao atendimento e contacto com os clientes

Programa

  1. Princípios de Marketing e Relações Públicas: relacionamento institucional; Redes de relacionamento e conexões interpessoas; Ferramentas de feedback e medição de reputação; Classificação de clientes; programas de Marketing de Relacionamento.
    1. Programas de Fidelidade. Definição, finalidade e breve história. Problemas práticos e boas práticas
    2. Planeamento para o Marketing de Relacionamento: Os 4Rs do planeamento; fatores críticos de sucesso4
    3. Implementação de programas de Marketing de Relacionamento
    4. Atendimento ao Público: fundamentos e prática

Métodos de ensino

Informação disponível em breve.

Bibliografia

Bibliografia principal:

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 5ª edição,São Paulo, Atlas, 1998 Bibliografia adicional:

BOGMANN, Itzhak Meir. Marketing de Relacionamento: estratégias de fidelização e suas implicações financeiras. São Paulo, Nobel, 2000 BRETZKE, Miriam. Marketing de Relacionamento e Competição em Tempo Real. São Paulo: Atlas, 2000

CAHEN, Roger. Comunicação Empresarial. Editora Best Seller, São Paulo, 1990. GRACIOSO, Francisco. Marketing Estratégico. 4ª edição, São Paulo, Atlas, 2001.

Código

0000365

ECTS

3

Aulas

  • Teóricas - 20 horas
  • Teórico-Práticas - 22 horas