Avaliação de Riscos

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Objetivos

TR
1. Compreender os conceitos básicos em teoria do risco
MAR
2. Conhecer as metodologias de identificação de perigos, análise e controlo de riscos e selecioná-las
adequadamente
CA
3. Conhecer os princípios para uma prevenção de acidentes envolvendo substâncias perigosas
4. Identificar espaços confinados e os riscos associados
5. Compreender o significado dos limites de inflamabilidades das substâncias
6. Conhecer os tipos de deteção e os aparelhos de medição utilizados para avaliar atmosferas perigosas
OE
7. Identificar os meios de intervenção, a sua localização e dimensionamento
8. Identificar os efetivos e verificar o número e a dimensão das saídas
9. Identificar a categoria de risco de um estabelecimento e as medidas de autoproteção
RIE
10. Compreender a química do incêndio e a sua classificação
11.Compreender e aplicar métodos de avaliação do risco de inflamação, incêndio e explosão
12. Conhecer medidas de prevenção e de proteção contra incêndios e explosões

Programa

TR
1. Conceito de risco
2. Avaliação de riscos: listas de verificação; análise preliminar; por posto de trabalho; árvore de causas; carta de
riscos
MAR
3. Métodos de avaliação de riscos: Norma BS 8800; métodos simplificado, das matrizes e de William Fine; índices
de sinistralidade
CA

4. Regime de prevenção de acidentes graves envolvendo substâncias perigosas
5. Caso prático – “Espaços Confinados”
OE
6. Sistemas de combate a incêndio
7. Entidades responsáveis pela proteção civil
8. Equipamentos de proteção individual
9. Localização e dimensionamento de equipamentos de combate, evacuação e primeiros socorros, vias/saídas de
emergência, e de recursos humanos
10. Estruturação de planos de emergência
RIE
11. Química, classificação, prevenção e proteção contra incêndios
12. Avaliação do risco de incêndio: MESARI, Gretener e Gustav Purt
13. Riscos de explosão e de inflamação
14. Medidas de proteção contra explosões
15. Avaliação dos riscos de explosão: índice de fogo e explosão (DOW)

Métodos de ensino

No desenvolvimento das aulas, de natureza teórico-prática, são aplicados vários métodos de ensino. Recorre-se ao ensino expositivo para a apresentação de conceitos e definições, normas regulamentos e decretos. Trata-se de conteúdos de caráter essencialmente técnico e que por isso exigem também estudo individualizado por parte do aluno, no sentido de assimilar as matérias lecionadas. O ensino de tipo interrogativo e demonstrativo decorre com dois objetivos: i) a resolução de exercícios em conjunto com os alunos; e ii) o desenvolvimento de procedimentos e análise interpretativa de requisitos. Os alunos são também envolvidos em ensino ativo, através da resolução autónoma de situações problemáticas. A avaliação, realizada por módulo, é efetuada através de Teste Escrito e/ou de Trabalho escrito individual. Os métodos de avaliação utilizados por módulo são: TR, teste de escolha múltipla; MAR, MAR, teste escrito; CA, trabalho escrito; OE, trabalho escrito; RIE, teste escrito.

Bibliografia

Cabral, F. & Veiga, M., 2000. Higiene, Segurança, Saúde e Prevenção de acidentes de trabalho: um guia prático
imprescindível para a sua actividade diária. Verlag Dashofer, Lisboa. CD-ROM.
Freitas, L. C., 2006. Gestão de segurança e saúde no trabalho, Vol. 1. 4ª ed. Universidade Lusófona de
Humanidades e Tecnologias, D.L., Lisboa, 316 pp.
Freitas, L. C., 2006. Gestão de segurança e saúde no trabalho, Vol. 2, 4ª ed. Universidade Lusófona de
Humanidades e Tecnologias, D.L., Lisboa, 332 pp.
Freitas, L. C., 2008. Manual de segurança e saúde no trabalho.1ª ed. Sílabo, Lisboa, 734 pp.
Lemos, A. M. F. T. & Neves, I. C., 1991. Avaliação do risco de incêndio: método de cálculo. Universidade Técnica de
Lisboa, Lisboa, 79 pp.
Miguel, A. S. S. R. (2012) Manual de Higiene e Segurança do Trabalho. 12ª ed. Porto Editora, Porto, 480 pp.
Roxo M. M., 2009. Segurança e Saúde do Trabalho: Avaliação e controlo de riscos. 2ª ed. Almedina, Lisboa, 216 pp.

Código

0200939

ECTS

5

Aulas

  • Teóricas - 35 horas

Método de Avaliação

  • Avaliação definida pelo docente no início da lecionação: 100%