Investigação em Educação

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Objetivos

1. Justificar, fundamentadamente, a opção por abordagens de investigação específicas
2. Formular adequadamente problemas de investigação
3. Construir questões de pesquisa, em obediência a normas relativas à respectiva qualidade
4. Elaborar modelos de análise cientificamente pertinentes e formalmente consistentes
5. Elaborar propostas de investigação empírica, de modo coerente, rigoroso e exequível
6. Selecionar, de modo fundamentado, fontes e participantes para integrarem um estudo empírico
7. Selecionar, construir e utilizar adequadamente instrumentos de recolha de dados
8. Selecionar adequadamente técnicas quantitativas e qualitativas de análise de dados
9. Elaborar um relatório de pesquisa, estruturado com base em padrões de referência estabelecidos na comunidade científica
10. Garantir, de forma intencional e explicitada, a integridade ética de um processo investigativo

Programa

1. A investigação como modo de conhecimento
2. Dilemas e cuidados éticos no desenvolvimento da prática investigativa
3. A escolha do tema
4. A construção da problemática: a revisão da literatura e as referências bibliográficas
5. A definição do problema e das questões principais
6. Principais abordagens de investigação
7. A planificação da pesquisa e a preparação de uma proposta de investigação
8. A exploração do tema
9. A construção do modelo de análise
10. A seleção dos participantes
11. A recolha de dados: instrumentos principais
12. Estratégias básicas de análise de dados qualitativos e quantitativos
13. A elaboração do relatório final

Métodos de ensino

Será utilizada uma metodologia aplicada e centrada no papel ativo do aluno. As temáticas escolhidas serão orientadas para a aprendizagem e treino de competências de investigação e resultarão de um diagnóstico das necessidades e interesses dos alunos. O modelo de trabalho predominante será o grupo cooperativo. Haverá utilização do computador para treino e aplicação de aprendizagens. O trabalho assentará em simulações de atividades de pesquisa desenvolvidas pelos alunos e na respetiva análise e discussão. Será adoptado um sistema de avaliação contínua, suportado em elementos produzidos pelos estudantes ao longo do semestre, na sequência da realização de tarefas indicadas pelo docente, que serão definidas em função da avaliação das atividades que forem sendo realizadas e do diagnóstico dos aspetos que careçam de maior aprofundamento. Cada tarefa será avaliada numa escala 1-20 valores. A classificação semestral final é a média das pontuações obtidas nas diferentes tarefas.

Bibliografia

Anderson, G. (1990). Fundamentals of educational research. London: The Falmer Press.
Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.
Foddy, W. (2002). Como perguntar: teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras: Celta.
Ghiglione, R., & Matalon, B. (1997). O inquérito: teoria e prática. Oeiras: Celta Editora.
Hill, M. M., & Hill, A. (2000). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo.
Lima, J. Á., & Pacheco, J. A. (2006). Fazer investigação. Porto: Porto Editora.
Miles, M. B., & Huberman, A. M. (1994). Qualitative data analysis: An expanded sourcebook. Thousand Oaks: Sage.
Quivy, R., & Campenhoudt, L. V. (1998). Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva.

Código

0201470

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • tarefas indicadas pelo docente: 100%