Cultura e Linguagens Científicas

« Voltar

Objetivos

Os objetivos da u. c. são cinco. O primeiro (1) é levar os alunos a compreender o conceito genérico de "linguagem" e as especificidades do conceito de "linguagem científica". O segundo (2) é familiarizar os alunos com os dois sentidos do termo "ciência" com que se depara ao seguir a evolução que conduz da noção aristotélica de ciência (como "filosofia natural") ao (atual) entendimento de "ciência" como conhecimento de todo distinto do conhecimento filosófico ou especulativo. O terceiro (3) é familiarizar os alunos com a linguagem que caracteriza o discurso da ciência em geral. O quarto (4) é explicitar aos alunos as relações que naturalmente subsistem entre a ciência e a filosofia, de modo a tornar-lhes evidente que todo o conhecimento holístico é, por força, conhecimento científico-filosófico. O quinto (5) é explicitar aos alunos o conceito de "cultura" e torná-los conscientes das relações que naturalmente subsistem entre esse mesmo conceito e o de "ciência".

Programa

O programa é composto por 3 núcleos. O núcleo I. ("Linguagem") subdivide-se em 3 pontos: I.I Considerações propedêuticas acerca dos conceitos de "linguagem" e de "linguagem científica"; I.II A natureza simbólica da linguagem em geral e, logo, da linguagem científica: I.III A construção de conceitos, enquanto atividade "sine qua non" da linguagem em geral e, logo, da linguagem científica. O núcleo II. ("Ciência") subdivide-se em 2 pontos: II.I De "episteme" e "scientia" (de "ciência" em sentido lato) a "ciência" em sentido restrito; II.II Conhecimento científico e conhecimento não-científico: diferenças que separam um do outro quanto (i) ao rigor e à completude, (ii) ao fundamento objetivo e (iii) à universalidade. O núcleo III. ("Cultura, Filosofia, Ciência") subdivide-se em 2 pontos: III.I Relações entre a ciência e a filosofia — "episteme" como conhecimento científico-filosófico; III.II O conceito de "cultura" e as relações entre a ciência e a cultura.

Métodos de ensino

O núcleo I. é lecionado via de exposição oral dos conhecimentos do professor e da leitura e análise detalhadas de excertos de dois textos de Ernst Cassirer: "Ensaio Sobre o Homem" e "Linguagem, Mito e Religião". Os restantes dois núcleos (II. e III.) são lecionados sobretudo via da explicitação oral dos passos mais relevantes do texto que o docente produziu especificamente para o ensino da u.c. Trata-se do texto "Notas para a Elucidação do Conceito de 'Ciência'", o qual é constituído por doze secções e é disponibilizado aos alunos, em formato A4, nas páginas 48–191 de: "Colectânea de Textos para a Disciplina 'Cultura e Linguagens Científicas'".

Bibliografia

CASSIRER, Ernst. "Ensaio sobre o Homem". Trad. Carlos Branco, Lisboa, Guimarães, 1995.

CASSIRER, Ernst. "Linguagem, Mito e Religião". Trad. Rui Reininho, Porto, Rés, s.d.

SILVA, E. J. Moreira da. "Notas Para a Elucidação do Conceito de 'Ciência'". In: —, ed. "Colectânea de Textos Para a Disciplina 'Cultura e Linguagens Científicas'". Ponta Delgada, Universidade dos Açores, 2012, pp. 48–191.

CAMPBELL, Norman. "What is Science?" London, Methuen, 1921.

CARNAP, Rudolf. "An Introduction to the Philosophy of Science". Ed. Martin Gardner, New York, Dover, 1996.

DARIAN, Steven. "Understanding the Language of Science". Austin, University of Toronto Press, 2003.

HUXLEY, T. H. "Science and Culture". In: —. "Collected Essays". Bristol, Thoemes Press, 2001, vol. 3, pp. 134–59.

MCMORRIS, Neville. "The Natures of Science". Rutherford, Fairleigh Dickinson University Press, 1989.

REEVES, Carol. "The Language of Science". London, Routledge, 2005.

Código

0103092

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • 1ª Frequência: 50%
  • 2ª Frequência: 50%