Sociologia e Estudos de Opinião

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Objetivos

1- Compreender a construção do conhecimento científico e o seu papel na abordagem de problemáticas sociais; 2- Identificar os princípios do método científico no domínio das Ciências Sociais 3- Discutir os conceitos de opinião pública; 4- Identificar os fatores sociológicos e psicossociais que interferem na formação da opinião pública; 5- Reconhecer as potencialidades e os limites dos métodos e técnicas de pesquisa mais utilizados na realização de estudos de opinião; 6- Adquirir competências críticas para analisar os resultados dos estudos de Opinião; 7) Manifestar capacidade de reflexão e análise crítica; 8) Evidenciar capacidade de comunicação; 9) Evidenciar capacidade de trabalho em equipa.

Programa

1- Os processos de construção do conhecimento científico em ciências sociais. 2- O âmbito, o objeto e os tipos de estudos de opinião. Problematização do conceito de opinião. 3- Fatores sociológicos e psicossociais que influenciam a opinião. 4- A conceção e a realização de estudos de opinião. 5- Tratamento e a utilização dos resultados 6- Interpretação crítica dos resultados das sondagens e dos estudos de opinião.

Métodos de ensino

Nesta unidade curricular serão privilegiadas metodologias ativas que possibilitem o desenvolvimento de competências e permitam aos formandos organizarem experiências de aprendizagem significativas. De forma mais específica, será privilegiado o método interrogativo de ensino: os estudantes serão frequentemente confrontados com questões cujas respostas requerem o desenvolvimento de competências de consulta de documentação relevante, produção de argumentação fundamentada e debate de ideias em pequeno e grande grupo. Serão ainda usados momentos de apresentação de conteúdos por parte dos docentes, tendo em vista situar o objeto e campo de análise dos temas acima discriminados e acompanhar, nas sessões teórico-práticas, o processo de construção dos exercícios práticos.

Bibliografia

Augras, Monique (1980), Opinião Pública. Teoria e pesquisa. Petrópolis: Editorial Vozes.

Bourdieu, Pierre (1984), "L’Opinion publique n’existe pas", in Question de sociologie. Paris : Éd, Minuit, 222-235.

Champagne, Patrick (1998). Formar a opinião. Petrópolis: Vozes.

Esquenazi, Jean-P. (2009). Sociologia dos públicos. Porto: Porto Editora.

Fortin, Marie-Fabienne (2006). Fundamentos e etapas do processo de investigação. Loures, Lusodidacta.

Ghiglione, Rodolphe e Matalon, Benjamin (2000). O inquérito. Teoria e Prática. Oeiras: Celta.

Legge, Jean de (2002). Sondagens e Democracia, Lisboa: Instituto Piaget.

Pinto, R. (2009). Introdução à Análise de Dados com recurso ao SPSS. Lisboa: Edições Sílabo.

Sampieri, Roberto, Hernandez, Collado, Carlos Fernandez e Lucio, Pilar Baptista (2006). Metodologia de pesquisa. São Paulo, Mc Graw-Hill.

Vicente, Paula, Reis, Elizabeth e Ferrão, Fátima (1996). Sondagens. A amostragem como factor decisivo de qualidade. Lisboa: Ed. Sílabo.

Código

0102048

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Exercícios práticos realizados em grupo (3-5 membros): 50%
  • Frequência: 50%